Conecte-se Conosco

Ciência

Relações familiares tóxicas apresentam desafios para o bem-estar emocional

Publicado

em

O relacionamento entre a atriz Larissa Manoela e seus pais levantou questionamentos sobre como a toxicidade familiar pode afetar a vida emocional, social e financeira

No ambiente familiar, a convivência com membros tóxicos pode representar um desafio emocional e psicológico profundamente impactante. A presença de familiares que exibem comportamentos manipulativos, críticas constantes, desrespeito ou falta de apoio pode gerar um clima de tensão e ansiedade no lar, minando o senso de segurança e bem-estar.

No dia 13 de agosto, o programa Fantástico, da Rede Globo, levou ao ar uma entrevista revelando os mais diversos abusos psicológicos e financeiros que a atriz Larissa Manoela sofreu ao longo dos anos. Por momentos, a conversa mostrou o desconforto da artista ao expor sua intimidade e os problemas familiares que vem enfrentando ao longo dos anos.

A segunda parte da reportagem foi ao ar no último domingo, dia 20 de agosto, com mais informações sobre o caso sendo divulgadas pela atriz.

Lidar com tais indivíduos pode demandar uma complexa jornada entre a busca por harmonia, a proteção da própria saúde mental e a difícil avaliação de quando é necessário estabelecer limites ou, até mesmo, se afastar temporariamente para preservar o equilíbrio emocional.

De acordo com William Sanches, terapeuta, escritor e especialista em comportamento humano e programação neurolinguística, muitos familiares exercem a capacidade de sugar nossas forças. “Essas pessoas têm o poder de se apropriar do nosso tempo, amor e atenção. Nesses casos, quando não existe nenhuma consideração, é preciso haver distância. Assim, temos o direito de ser quem somos enquanto oferecemos a esses familiares o direito de ser quem eles são, mesmo sem a nossa presença”, revela.

O especialista acredita que muitos passam a vida se preocupando com o bem-estar dos outros, enquanto esquecem de buscar a tranquilidade dentro deles próprios. “Isso é mais comum do que imaginamos e, quando nos vemos nesse cenário, precisamos ter a consciência de que dar um basta nessa situação é o melhor caminho a seguir. Se livrar de ciclos tóxicos é uma oportunidade para ver a vida como ela, verdadeiramente, deve ser vista”, declara.

Na opinião de Will Sanches, permitir que outras pessoas controlem o que sentimos, mesmo que sejam familiares extremamente próximos, proporciona um sentimento negativo que pode atrapalhar significativamente nossas próprias jornadas. “Nossa mente é como o painel de controle de um avião. Repleto de alavancas, botões e interruptores que realizam as mais diversas funções. No entanto, uma aeronave conta com uma cabine blindada, onde apenas os pilotos podem estar presentes. É exatamente assim que nossa mente deve se comportar, se protegendo de indivíduos que podem tentar tomar o controle de nossas atitudes”, relata.

Para o escritor, a comunicação pode ser a chave para minimizar os impactos negativos de um relacionamento familiar tóxico. “Explicar o que estamos sentindo e procurar alternativas para resolver esse problema sempre será o primeiro passo. Essas pessoas, muitas vezes, podem sequer saber que estão sendo inconvenientes de alguma maneira, e explicar o que está sendo negativo enquanto propomos maneiras de evitar essas situações é um movimento simples, que pode apresentar resultados surpreendentes”, pontua.

Estabelecer limites é importante em qualquer relação, inclusive nos relacionamentos familiares. “Quando não há fronteiras definidas, as pessoas podem sentir-se no direito de impor suas vontades, desrespeitar os sentimentos alheios e perpetuar comportamentos prejudiciais. Essa falta de limites pode levar a um ciclo de ressentimento, ansiedade e desgaste emocional, prejudicando não apenas o indivíduo, mas também a harmonia do ambiente familiar como um todo. Ao determinar algumas barreiras, cria-se um espaço de respeito mútuo, promovendo relações mais equilibradas”, revela.

Para o especialista em comportamento humano, priorizar o próprio bem-estar é fundamental para se ver livre dos sentimentos negativos proporcionados por relações tóxicas. “Reconhecer que merecemos respeito, amor e apoio nos capacita a afastarmo-nos de interações prejudiciais. Reforçar a ideia de que somos suficientes para nós mesmos reafirma a importância da autoestima e da independência emocional. Quando compreendemos essa convicção, buscamos menos validações externas e mais somos propensos a construir relacionamentos que proporcionem experiências positivas”, finaliza.

*William Sanches é Terapeuta Transpessoal é Pós-graduado em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS. Também cursou Letras, Pedagogia e é pós-graduado em Literaturas, Educação, Psicologia Positiva, Hipnose Clínica e Programação Neurolinguística. Estudou as Questões Sociais do Novo Milênio na Universidade de Coimbra, em Portugal. Apaixonado pelos temas que envolvem a alma, aprofundou-se nos estudos sobre espiritualidade independente e participou de Retiros pelo Brasil, Índia e Israel. Com uma linguagem dinâmica e atual, consegue permitir uma reflexão capaz de construir novos caminhos. Educador por excelência, dedica-se às palestras, cursos e workshops que profere em todo o mundo, atingindo um público estimado em dois milhões de pessoas.

Possui mais de 25 livros publicados no Brasil, Europa e em toda América Latina. Atualmente é uma das maiores referências sobre o tema Lei da Atração. Seu canal no YouTube ultrapassa 1 milhão de inscritos e mais de 40 milhões de visualizações. Para mais informações, acesse: www.williamsanches.com ou pelas redes sociais @williamsanchesoficial.

Celebridades

Ketlyn Tayná canta sobre glorificar a Deus em meio aos desafios no single “A Ti a Honra”

Publicado

em

De

A cantora Ketlyn Tayná lançou nesta sexta-feira, 25 de agosto, o single “A Ti a Honra”. A canção expressa claramente que Deus está sempre no controle absoluto de todas as coisas, mesmo quando passamos por tempos de grande dificuldade. A nova música apresenta alívio para quem está lutando contra os desafios da vida. “A Ti a Honra” pode ser conferida agora mesmo em todas as plataformas digitais: https://onerpm.link/a_ti_a_honra

“Devemos relembrar a crucificação e o amor incondicional que Jesus demonstrou por nós. Ele venceu e hoje podemos proclamar com profunda gratidão toda a honra e glória que Ele merece”, coloca a cantora Ketlyn Tayná, que ainda comenta: “Este single tem um significado profundo e pessoal. Sei que Jesus está sempre do meu lado”, pontua a artista que passou por desafios internos nos últimos meses.

“Ao refletir sobre essa canção, podemos ter a sólida convicção de que Jesus está ao nosso lado, a cada passo do caminho. Assim como Ele passou pelo processo de forma silenciosa, sem reclamações, sei que nós também podemos vencer como Cristo venceu. Tudo repousa nas mãos dEle”, diz sobre o single que tem composição assinada por Elias Souza e Bigair dy Jaime.

Escrita em noites de insônia

O single “A Ti a Honra” não foi fácil de ser escrito. O compositor Elias Souza conta que a canção foi forjada durante um período desafiador de sua vida. Ele enfrentou dificuldades que pareciam insuperáveis e uma delas foram as noites de insônia.

“A vontade de dormir só chegava quando o dia amanhecia. Mas, em uma noite, em um momento de intensa emoção, fui tocado pela lembrança de que o choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Essa mensagem me impulsionou tanta gratidão que comecei a escrever”, coloca Elias Souza, que chegou a compartilhar o trabalho com seu produtor, que adicionou piano à melodia. A colaboração terminou em uma composição completa.

Glorificando durante o processo

Para Ketlyn Tayná, o single “A Ti a Honra” irá impactar muitas vidas. “Oro para que essa canção alcance a lembrança de todos os ouvintes e expresse sobre a presença de um salvador, advogado e pai cuidadoso. Mesmo quando as circunstâncias parecem caóticas, Deus nos convoca a continuar glorificando, confiantes de que todas as coisas estão sob o Seu controle”, diz.

Categorizada como um pop/worship, o estilo musical do single produzido e lançado pela gravadora Rede Music, foi escolhido com base na profunda conexão que as pessoas em geral sentem com essa estética musical. Ketlyn acredita que esse estilo é uma via pela qual Deus se comunica de maneira especial com o seu coração.

Conheça a cantora Ketlyn Tayná

A história de Ketlyn Tayná, na música, teve início quando ela começou a cantar na igreja ao lado de sua irmã, ainda na infância. Com o passar do tempo, a artista participou do concurso Canta Campinas e saiu vitoriosa. A partir desse ponto, as portas se abriram para a gravação com a Rede Music, onde permanece até hoje. Para Ketlyn, sua jornada na música não é apenas uma carreira, mas sim um chamado e um projeto de vida.

Essa trajetória representa a realização de um sonho que foi possível graças à intervenção de Deus. Ketlyn sempre nutriu o desejo de ter uma carreira musical, embora acreditasse que tal oportunidade nunca viria. Sua mensagem é de encorajamento: manter o coração em Deus, pois é Ele quem cuida de tudo.

Ouça o single “A Ti a Honra” nas plataformas digitais:

Acompanhe o ministério de Ketlyn Tayná no Instagram:

https://www.instagram.com/ketlyn_tayna/

Confira outros lançamentos da gravadora Rede Music:

https://www.instagram.com/somosredemusic/

Continue lendo

Celebridades

TJ Fernandes se apresenta com convidados no Guardians Comedy Club, nesta sexta-feira, 1º

Publicado

em

De

O Guardians Comedy Club, apresenta, nesta sexta-feira, 1º, o show TJ Fernandes convida participação dos humoristas Wendsman , Chibata, Ed Junior e Jack Dias, a partir das 21h.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://www.sympla.com.br/ por R$ 20, individual meia solidária e por R$ 60, o combo na mesa com quatro lugares.

TJ é jornalista, apresentador, ator, comediante, produtor e roteirista. Profissional do estilo stand up comedy desde 2013, ficou conhecido com a criação da música “Melô do DF”. O espetáculo reúne os principais textos criados pelo artista nos últimos anos.

Serviço

Show TJ Fernandes convida
Local: Guardians Comedy Club
Data: 1º de setembro
Abertura da Casa: 20h
Apresentações: a partir das 21h

Continue lendo

Celebridades

Economia gerada pelas empresas brasileiras com a recuperação de tributos pagos indevidamente é tema de livro que chega ao mercado

Publicado

em

De

Práticas de Economia Tributária e Recuperação de Créditos, da editora BSSP, traz análise de um conceituado consultor tributário, Douglas Campanini

O regime tributário brasileiro ainda é um “sonoro” ponto de interrogação para muitos empresários que diariamente movimentam a economia do País, produzindo e comercializando produtos e serviços. Isso porque a complexidade do tema ainda cria um distanciamento entre eles e a possível recuperação de créditos gerados pela carga tributária paga em razão das movimentações comerciais. E é para reduzir esse gap que chega ao mercado o livro Práticas de Economia Tributária e Recuperação de Créditos, da Editora BSSP.

A obra que tem a organização da professora Liêda Amaral, que entre algumas atividades é também auditora fiscal da Receita Federal – e colaboração de mais de 10 especialistas – traz um capítulo dedicado aos créditos de PIS e Cofins. Ele é assinado pelo sócio diretor da Athros Auditoria e Consultoria, Douglas Campanini, especialista na análise de recuperação de créditos, ação que vem gerando um volume considerável de economia para muitas corporações com atuação no Brasil.

“Em épocas de otimização de recursos, ter um olhar minucioso para as oportunidades de recuperação de créditos é primordial para as corporações”, destaca o executivo que também é professor. Segundo ele, “torna-se vital que haja uma análise profunda sobre a operação de uma empresa para que se possa ter a identificação certeira das despesas e com isso o monitoramento de possíveis oportunidades tributárias”..

Para se ter uma noção do cenário em discussão, estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2022 revelou que 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos do que deveriam. Isso por conta das mais de 40 mil leis em vigor. “Com a Reforma Tributária muita coisa deve mudar, porém, os tributos pagos indevidamente podem ser pleiteados, caso se confirme o erro”, ressalta Campanini.

A obra que já está disponível para aquisição pelo portal https://bsspstore.lojavirtual.com.br/ e pode ser adquirido por 10 vezes de R$ 10,34 traz ainda debates complementares como a tributação do Lucro Real, tratamento tributário da mais-valia e das variações cambiais, revisão de créditos tributários de ICMS, além de análises de cenários a partir do uso intensivo da tecnologia. A obra tem como objetivo atualizar profissionais das áreas fiscal e tributária e também ser um orientador para empresários brasileiros.

Serviço
Livro: Práticas de Economia Tributária e Recuperação de Créditos, da Editora BSSP.
Editora: BSSP
Preço: R$ 119 à vista | parcelamento em até 10x R$ 10,34
Loja Virtual: https://bsspstore.lojavirtual.com.br/

Sobre a Athros Auditoria e Consultoria

A Athros Auditoria e Consultoria está presente no mercado latinoamericano desde 1996, atuando nas áreas de Auditoria, Consultoria Tributária, Consultorias Trabalhista e Previdenciária, Planejamento Tributário, Societário e Sucessório, Gestão Contábil e Treinamento Empresarial. Possui em seu quadro de colaboradores mais de 80 profissionais com robusta formação acadêmica, com qualidade de excelência mundial, aliando agilidade e eficiência na execução dos serviços. Seu propósito é oferecer uma opção ao mercado nas áreas de sua atuação com excelência técnica e qualidade no atendimento. A Athros faz parte do SFAI Global, rede mundial de empresas de auditoria e consultoria, possibilitando, assim, uma abordagem global para as necessidades de seus clientes. Conheça mais sobre a Athros no https://www.athros.com.br

Continue lendo

Destaque