Cultura
Araribá Jardim Botânico recebe evento internacional de estímulo à biodiversidade de florestas em Amparo (SP)
O Araribá Jardim Botânico (AJB) receberá, entre 22 de janeiro e 2 de fevereiro, 36 participantes de projetos conservacionistas de 15 países no município de Amparo (SP). Em pauta, a discussão de metodologias e critérios para certificar iniciativas de reflorestamento que garantam a biodiversidade e a criação de um “Padrão Global de Biodiversidade” – projeto criado e encabeçado pela ONG britânica Botanic Gardens Conservation International (BGCI), que tem como parceiros jardins botânicos do mundo todo.
O Araribá Jardim Botânico (AJB) vai realizar, entre 22 de janeiro e 2 de fevereiro, em sua sede em Amparo (SP), um encontro com representantes de 15 países, como mais um passo para o desenvolvimento de um “Padrão Global de Biodiversidade”. A iniciativa, cuja sigla em inglês é GBS (Global Biodiversity Standard), foi idealizada pela ONG britânica Botanic Gardens Conservation International (BGCI) – da qual o AJB é parceiro no Brasil.
A ideia do GBS é desenvolver critérios, práticas e metodologias que garantam a manutenção, estimulem e perpetuem a biodiversidade em projetos de reflorestamento e conservação de matas nativas nos vários biomas do Planeta. O Padrão Global de Biodiversidade surgiu após a constatação, pelo BGCI, que, embora haja no mundo “uma rápida expansão dos plantios de árvores”, não tem existido preocupação com a efetiva manutenção e o estímulo à biodiversidade nesses plantios – que acabam se resumindo a captadores de carbono.
Desta forma, o BGCI idealizou o Padrão Global de Biodiversidade, a fim de “interromper essa crise e reconhecer iniciativas que protejam, restaurem e melhorem a biodiversidade florestal, em vez de acelerar o seu declínio”, diz a ONG.
No encontro em Amparo, município-sede do AJB, 36 participantes vão apresentar relatórios de trabalhos de campo realizados em seus respectivos países de um ano para cá, atualizações gerais, tomadas de decisão e definição de estratégias e ações futuras, informa o diretor do AJB, o educador ambiental Guaraci Diniz, que participou, há um ano, de encontro semelhante no Quênia, África.
Além de Brasil, estarão representados Uganda, Índia, Madagascar, Peru, Reino Unido, Indonésia, Jordânia, França, Estados Unidos, Alemanha, Quênia, Suíça, China (Hong Kong) e Malásia.
Como maior rede botânica e de conservação de plantas no mundo, o BGCI garante ser “a rede mais qualificada para estabelecer um padrão internacional de biodiversidade”. Mais de 850 instituições – principalmente jardins botânicos ao redor do Planeta – e 60 mil especialistas em cerca de cem países estão ligados ao BGCI, seja como membros, parceiros ou colaboradores técnicos.
Quando o Padrão Global de Biodiversidade estiver desenvolvido, projetos de reflorestamento e conservação florestal que de fato atendam a todos os seus critérios ESG (social, ambiental e de governança) receberão a certificação GBS.
O GBS foi inicialmente divulgado em 2021, durante a 26ª Conferência do Clima (COP26), em Glasgow, Escócia. Desde então, já angariou parceiros técnicos naqueles 15 países para lançar as bases do que seria um ambiente florestal efetivamente biodiverso nos vários biomas pelo mundo. Já na COP28, realizada entre novembro e dezembro de 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes, o BGCI apresentou ao mundo o GBS, explicando o objetivo da certificação e os avanços obtidos até aqui no sentido de incentivo à conservação da biodiversidade florestal.
No Brasil, o Araribá Jardim Botânico – situado no Sítio Duas Cachoeiras, que abriga também a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Duas Cachoeiras, em Amparo – é o representante do BGCI para o GBS. Em 2021, a RPPN Duas Cachoeiras recebeu da Unesco o título de “Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Programa Homem e Natureza”.
Guaraci Diniz e a equipe técnica do AJB já visitaram áreas de conservação florestal no Brasil nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga, com o objetivo de conhecer as áreas de reflorestamento e validar a metodologia de campo em projetos de restauração ecológica, no que diz respeito à manutenção efetiva da biodiversidade.
Neste sentido, Guaraci Diniz observa que há áreas de recomposição florestal aparentemente biodiversas, mas que só utilizam, por exemplo, espécies pioneiras da Mata Atlântica, que são de crescimento rápido, garantem efetiva cobertura florestal, porém têm “vida curta”. “São iniciativas mais preocupadas na fixação imediata de carbono no solo do que propriamente em garantir que a floresta recomposta de fato se perpetue com biodiversidade plena”, comenta. Há, também, casos de florestas formadas com árvores pioneiras, secundárias e clímax, mas em um número baixo de espécies, o que também não garante o estímulo à biodiversidade. “Por fim, existem projetos que simplesmente excluem a população local dos seus benefícios socioambientais e o GBS também levará os habitantes do entorno, no sentido de integrá-los ao projeto”, diz Guaraci Diniz.
Esta mesma realidade tem sido encontrada nos países parceiros do projeto, garante Guaraci Diniz. “Justamente por isso a reunião anual do GBS, no AJB, pretende chegar a um senso comum sobre como preservar a biodiversidade do Planeta com critérios efetivos”, finaliza.
SOBRE O BGCI – O Botanic Gardens Conservation International é uma ONG fundada em 1987, no Reino Unido, com o objetivo de unir os jardins botânicos do Planeta numa rede global para a conservação de plantas. Seu objetivo é apoiar e capacitar os membros e a comunidade conservacionista em geral para frear a ameaça de extinção de espécies florestais. A visão do BGCI é um mundo em que a biodiversidade vegetal seja valorizada, segura e apoie toda a forma de vida.
SOBRE O AJB – O Araribá Jardim Botânico (AJB) foi fundado em 2016, pelo educador ambiental Guaraci Diniz, com o objetivo de conservar e estimular a biodiversidade da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Duas Cachoeiras, situada no Sítio Duas Cachoeiras, em Amparo (SP). Além disso, promover trocas com outros jardins botânicos e interessados em conservação ambiental e servir como abrigo para projetos ligados à preservação da Mata Atlântica, bioma no qual está inserido. Já conta, desde então, com projetos feitos em parceria com o BGCI, a suíça Fundação Franklinia, de preservação de espécies nativas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção, e a Unicamp, entre outros. Também integra a Aliança Brasileira de Jardins Botânicos e é parceiro do BGCI no projeto do Padrão Global de Biodiversidade.
Ciência
Mox Mídia do Brasil é uma das maiores empresas de marketing.
Hoje em dia, podemos afirmar que é fundamental ter um site profissional para vender online seus produtos e serviços, além de contextualizar o público sobre a sua empresa. Além disso, para grande parte dos negócios, o segmento online representa uma quantidade significativa das vendas, tanto orgânicas quanto via campanhas.
Na Mox Mídia, toda a nossa inteligência tecnológica é voltada a desenvolver produtos ou sistemas para suprir a necessidade dos nossos clientes. Criar um website ou um sistema de gestão requer muito mais do que uma ideia ou uma equipe de programadores. Requer um time que analise os seus processos, entenda suas necessidades e construa uma solução definitiva para o seu problema.
Um website precisa ter um conteúdo único, explicativo, vendedor e bem escrito. Mas não podemos esquecer de manter a estrutura perfeito para buscadores. Este é o segundo fator mais importante para o sucesso da sua empresa no Google.
Nossa preocupação é construir uma base sólida para humanos e para a máquina, seguindo uma semântica ideal para indexar o seu site e trazer bons resultados orgânicos.
CONTATO:
Site:https://moxmidia.com.br/
E-mail: moxmidia@moxmidia.com.br
Telefone/ Whatsapp: (41) 9 9735-5599
Cultura
Lançamento do livro “Mentes Milionárias: O Segredo dos Empreendedores de Sucesso” obra de autoria de Sophia Martins
Na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, será realizado em São Paulo, no Shopping JK Iguatemi, o lançamento do livro “Mentes Milionárias: O Segredo dos Empreendedores de Sucesso” na Livraria da Vila. O evento contará com a presença da imprensa, personalidades e renomados empresários.
Transforme seus sonhos em realidade com “Mentes Milionárias”, um guia essencial para empresários e empreendedores que aspiram ao sucesso. Escrito por Sophia Martins, renomada especialista em negócios, este livro oferece estratégias práticas e insights poderosos para alcançar resultados extraordinários. Explore a diferença entre ser um empreendedor e um empresário, aprenda a construir uma marca de sucesso e desenvolva uma mentalidade resiliente capaz de enfrentar os desafios do mercado.
Com uma visão abrangente sobre criatividade, planejamento estratégico, gestão do tempo e o papel crucial da inteligência artificial nos negócios, “Mentes Milionárias” é a chave para transformar suas ideias em realizações concretas e duradouras.
Empresária, especialista no mercado imobiliário, figura feminina de destaque no setor, palestrante e autora do livro ‘Profissão Milionária: O Que Ninguém Te Te Disse’ e ‘Mentes Milionárias : O Segredo dos
Empreendedores de Sucesso “Além disso, ela é criadora de conteúdo digital e compartilha dicas valiosas sobre vendas, gestão de pessoas e
atendimento de luxo, ajudando profissionais a aprimorar suas habilidades e alcançar o sucesso.
29 de Agosto – Às 18H00 – LIVRARIA DA VILA
Shopping JK Iguatemi – AV. Juscelino Kubitschek
Nº 2041, Loja 335/336 – PISO 2 – Itaim Bibi – São Paulo – SP
Cultura
Com Gilberto Gil, Liniker, Alok e Lucas Chumbo, Estrella Galicia atrai tribo de artesãos que compartilham valores para além da cerveja
- A marca da Galicia, 100% familiar e independente, não está sozinha. O movimento já conta com o endosso do Mestre Artesão Gilberto Gil, e artesãos de diferentes ofícios e gerações, como Lucas Chumbo, Alok, Liniker, Igor 3K, Rodrigo Oliveira e Maria Rita
A Estrella Galicia, empresa familiar de origem espanhola, que carrega em seu DNA a sua independência e a valorização da cultura cervejeira há 118 anos, mergulha na sua própria história dando origem ao Movimento Big Craft, iniciativa com objetivo de fomentar o espírito artesano como uma visão de mundo para além do universo da cerveja. Tudo isso, por meio de uma tribo com integrantes que, independentemente do que fazem, compartilham os mesmos valores: o respeito ao tempo das coisas, a valorização das origens, e a busca pela excelência sem renunciar à essência daquilo que faz de cada ser humano e sua obra, únicos.
Estrella Galicia e suas credenciais artesanas
Diferente da maioria dos players do mercado brasileiro, a Estrella Galicia é uma cervejaria 100% familiar e independente, com uma história única e genuína ainda pouco conhecida por aqui. O que a torna ‘big’ (grande) é a sua própria história de uma família de artesãos de cerveja que preservam a sua raiz ‘craft’, perpetuando sua obra. O movimento Big Craft é um símbolo de expansão da marca da Galícia para o mundo sem perder as origens, como um legítimo artesão, seguindo princípios e valores inegociáveis.
Isto porque a Estrella Galicia se orgulha de sua história, que se inicia em 1906 com seu fundador – José Maria Rivera – um imigrante galego – que ultrapassou fronteiras perseguindo o sonho que se mantém vivo até hoje, geração após geração há mais de um século. A cerveja idealizada por ele cresceu e caiu no gosto das pessoas, não só pelo compromisso com a qualidade, mas também pela paixão por fazer cerveja.
“Agora chegou a hora dos brasileiros conhecerem esta e mais tantas outras histórias desconhecidas que revelam o valor intangível de um caminho autoral para um mundo que cada vez mais anseia por coisas autênticas. Não é sobre ser grande, é sobre a grandeza de ser quem se é. É nesta perspectiva da grandeza do espírito e do mindset artesão, independente do ofício, que nasce o Movimento Big Craft.” destaca Roberta Prado, CMO da Estrella Galicia Brasil.
O Movimento Big Craft representa a atitude de um artesão perante o mundo que irá ecoar junto aos brasileiros, por meio de uma tribo que se conecta naturalmente com sua essência a partir originalidade e espírito empreendedor.
Tribo de Artesanos do Mundo
O Movimento traz luz ao espírito artesão que atua no mundo independente do território. Cervejeiros, pensadores, artistas, cientistas, surfistas, poetas, desportistas, chefs, programadores, e todos aqueles que se identifiquem com esse jeito de existir e criar valor para o mundo e abrindo caminho para os próximos que virão.
Isso explica a relação entre os diferentes universos dos nomes que estão conectados à Tribo, que junta, por exemplo, a arte de surfar ondas gigantes de Lucas Chumbo, com a arte do Alok de transformar música em impacto positivo para o mundo, com a arte de levar os sabores do sertão para o mundo, do chefe do restaurante Mocotó, Rodrigo Oliveira, além da arte de construir um novo caminho para a comunicação no Brasil, do apresentador do Flow Podcast, Igor Coelho, e a arte de revelar ao mundo poesia singular, da cantora Liniker.
Conheça a Tribo de Artesanos e para o que foram criados:
- Alok – Link
- Liniker – Link
- Maria Rita – Link
- Igor 3K – Link
- Lucas Chumbo – Link
- Rodrigo Oliveira – Link
- Gilberto Gil – Link
Mestre Artesano
Tendo Gilberto Gil como mestre artesano da sua Tribo Big Craft, a marca anuncia também o patrocínio da sua turnê Tempo Rei que estreia em março de 2025 e passará por 9 cidades do Brasil, contando ainda com datas nos Estados Unidos e na Europa. Além de representar uma fonte de inspiração, Gil é uma personificação dos valores de um grande artesão do mundo, que leva suas raízes e essência por onde for, trilha seu próprio caminho, a sua maneira, deixando o tempo ser o rei de suas obras.
Sobre Estrella Galicia
Nascida na Espanha em 1906, a cervejaria preserva até hoje os valores da cultura artesanal. Presente na lista das 40 maiores do mundo, a Estrella Galicia se mantém independente e familiar. Hoje tendo na operação integrantes da quarta geração da família Rivera, conserva suas raízes na Galícia, no noroeste da Espanha, onde é a líder de vendas, enquanto expande sua presença pelo mundo. Presente em mais de 70 países, atua há quase 15 anos no Brasil, onde oferece as cervejas Estrella Galicia Lager, Estrella Galicia 0,0 e a 1906 La Milnueve, tendo a Coca-Cola, como parceiro comercial da marca no Brasil.
Conheça mais em Link
-
Turismo9 horas atrás
Abreu anuncia duas campanhas de vendas focadas nos Estados Unidos
-
Ciência6 horas atrás
Mox Mídia do Brasil é uma das maiores empresas de marketing.
-
Volnei Barboza1 dia atrás
A Importância dos Benefícios Corporativos na Retenção e Produtividade dos Colaboradores
-
Volnei Barboza8 horas atrás
Capacitação: O Segredo para o sucesso Empresarial em tempos de mudança e Inteligência Artificial