Música
Rashid registra ciclos de ensinamentos com novas sonoridades em PORTAL, seu quinto disco de estúdio
Como uma carta aberta para o público, o disco registra os portais atravessados pelo artista ao longo de sua trajetória – e traz as participações plurais da música brasileira, como Lenine, Péricles, Melly e Lagum
[assista os visualizers no canal oficial de Rashid no Youtube]
Entre o sentido literal e figurado da palavra, Rashid nomeia seu quinto álbum de estúdio: PORTAL, que registra todos os pilares que o figuram como uma das vozes centrais do rap nacional. O novo projeto do rapper, letrista, pensador e multiartista paulistano marca vários dos portais que o atravessaram ao longo dos últimos anos, seja com a paternidade ou pelos relacionamentos consigo mesmo ou com o outro, por exemplo. Ao longo de 9 faixas, com participações de Lenine, Péricles, Melly e Lagum, o disco inaugura um novo olhar de Rashid direcionado a si mesmo, enquanto indivíduo despido de qualquer amarra. PORTAL sucede o lançamento do single “Cairo” e chega às plataformas de streaming acompanhado de visualizers em seu canal do YouTube.
Em contraponto ao reverenciado álbum-áudio-filme Movimento Rápido dos Olhos (2022), que narra uma cruzada épica em busca da transformação coletiva, o novo ângulo artístico conceituado por Rashid dá enfoque ao indivíduo. “Um portal é atravessado toda vez que vivenciamos uma situação limite, seja este um grande amor, uma grande decepção, uma conquista, uma derrota, o luto ou uma epifania. A vida está cheia de portais pelos quais teremos de cruzar sozinhos, já que a grande jornada da existência é, acima de tudo, individual”, explica o cantor. O primeiro contorno do disco foi apresentado em julho com o lançamento de “CAIRO” (confira o videoclipe aqui), canção que celebra o maior e mais importante PORTAL atravessado por Rashid, a paternidade. A faixa é nomeada a partir do primeiro filho do artista, que ainda marca presença ao longo do projeto em curtas pílulas de afeto que transacionam as canções, ao mesmo tempo que dão um respiro para as temáticas densas que o disco discute.
O lançamento leva o artista e seu rap para novas sonoridades, enquanto reúne participações que exemplificam a pluralidade do disco. PORTAL faz ode à música brasileira e alinha Rashid em sua busca por um rap que soe como um som genuinamente feito no Brasil, não de forma mimética mas como fruto de novos estudos, referências, texturas de som e experimentos. Logo na terceira faixa da tracklist, o primeiro feat é apresentado em “LEVANTE”, uma canção sobre o encontro com a espiritualidade criada ao lado da cantora baiana Melly – aposta da nova geração do R&B brasileiro. A voz marcante e atemporal do pernambucano Lenine intercala as rimas afiadas de Rashid em “DEPOIS DO DEPOIS”, a sexta canção, que aborda a dor do afastamento entre grandes amigos. Na sequência, vem a parceria com os mineiros da banda Lagum na lovesong “SEM NORTE”, que trata das mudanças vivenciadas com a descoberta de um grande amor. A letra dá spoiler da última participação do disco, o ‘Rei da voz do Brasil’ e um dos principais nomes do pagode, Péricles, que marca presença na oitava música, “UM TOM DE AZUL” – um blues/soul abrasileirado cujo título faz referência direta ao álbum Kind of Blue (1959), do ícone do jazz Miles Davis, versando sobre a dualidade da relação com o dinheiro em meio a ascensão social.
A faixa-título que abre o álbum, “PORTAL”, batiza todo o projeto ao sintetizar o seu conceito macro. “Logo nas primeiras linhas da canção, a gente já se depara com a intensidade e profundidade das emoções que convido o público a visitar”, conta Rashid. Com forte referência a Clube da Esquina (1972), de Milton Nascimento, a canção reafirma a principal reflexão do disco, de que “a maioria das portas que a vida abre a gente precisa atravessar sozinho”. O mergulho nas camadas dessa discussão é registrado também em “CASTELOS DE PAPEL”, quarta canção do álbum, que dá indícios sobre a temática de relacionamentos quando, na verdade, é direcionada à indústria musical.
Guiando a segunda metade do álbum, “FRUSTRAÇÃO” é a composição mais antiga, criada em 2018 inicialmente como um trap, mas que aqui ganha uma nova roupagem, em que a letra passa a ser acompanhada por um arranjo de piano e um quarteto de cordas. “Acredito que esta música tenha um cunho terapêutico bem forte, é uma conversa aberta sobre as nossas emoções. A faixa sugere aquele momento em que você se sente preso num ciclo de tristeza, e no final da música o eu lírico se transforma e você passa a ver as coisas por uma nova perspectiva, a partir do ponto de vista da própria frustração”, reflete Rashid. A tracklist de PORTAL é então amarrada em “OLHA QUEM VOLTOU”, que encerra o projeto abordando a temática do reencontro e suas transformações, tanto sob a ótica de quem aguarda alguém querido, quanto pela de alguém que retorna. A canção também retoma uma conversa iniciada na primeira faixa do disco, agora, com a percepção de se enxergar como a própria casa: “Em ‘PORTAL’ eu começo falando sobre o momento de saída da casa de minha mãe, para agora versar sobre este retorno, um retorno para mim mesmo”, reflete o cantor. A mudança nesta compreensão de “lar”, na verdade, exemplifica o desfecho após atravessar tantos portais, como finaliza Rashid: “Eu sinto que trabalhei a vida inteira para fazer estas músicas, este é meu encontro comigo mesmo”.
TRACKLIST
- “PORTAL”
- “CAIRO”
- “LEVANTE” (part. Melly)
- “CASTELOS DE PAPEL”
- “FRUSTRAÇÃO”
- “DEPOIS DO DEPOIS” (part. Lenine)
- “SEM NORTE” (part. Lagum)
- “UM TOM DE AZUL” (part. Péricles)
- “OLHA QUEM VOLTOU”
FICHA TÉCNICA
Direção musical: Grou / Rashid
Mixagem: João Milliet*
Masterização: Fili Filizzola*
(*Exceto ‘Sem Norte’, mixada e masterizada por TAPSOUNDS)
Fotografia: Renato Nascimento
Direção de Arte: Marcelo Lima
Produção executiva: Dani Rodrigues / Rashid
Realização: Foco Na Missão
- “PORTAL”
(Rashid / Grou)
Voz: Rashid / Produção: Grou / Vocais: Marissol Mwaba / Violão: Bernardo Massot / Violão adicional: Julio Fejuca
- “CAIRO”
(Rashid / Bernardo Massot)
Voz: Rashid / Produção: Bernardo Massot / Vocais: Aya
- “LEVANTE” (part. Melly)
(Rashid / Duda Raupp / Melly)
Voz: Rashid e Melly / Produção: Duda Raupp
- “CASTELOS DE PAPEL”
(Rashid / $amuka / Grou)
Voz: Rashid / Produção: $amuka e Grou / Vocais: Aya / Flauta: Will Bone
- “FRUSTRAÇÃO”
(Rashid / Bernardo Massot / Grou)
Voz: Rashid / Produção: Bernardo Massot / Arranjo de Cordas: Henrique Felippe / Violino: Aramís Rocha e Robson Rocha / Viola: Daniel Pires / Cello: Deni Rocha
- “DEPOIS DO DEPOIS” (part. Lenine)
(Rashid / Bernardo Massot)
Voz: Rashid e Lenine / Produção: Bernardo Massot / Vocais: Thiago Jamelão
- “SEM NORTE” (part. Lagum)
(Rashid / Pedro Calais / Ruxell / Pablo Bispo)
Voz: Rashid e Lagum / Produção: Ruxel e Pablo Bispo
- “UM TOM DE AZUL” (part. Péricles)
(Rashid / Bernardo Massot / Grou)
Voz: Rashid e Péricles / Produção: Bernardo Massot e Grou
- “OLHA QUEM VOLTOU”
(Rashid / Grou / Duda Raupp)
Voz: Rashid / Produção: Grou e Duda Raupp / Violão: Duda Raupp / Trombone, Sax Tenor, Flugelhorn, Trompete, Flauta: Will Bone
SOBRE RASHID
Desde que começou a desenvolver suas rimas nas batalhas de MCs do Santa Cruz, na zona sul de São Paulo, Rashid vem se consolidando cada vez mais no mercado como uma das vozes centrais do rap nacional. Ao longo dos últimos 16 anos, o rapper paulistano lançou três EPs, três mixtapes e quatro discos de estúdio – acumulando mais de 170 milhões de visualizações em seu canal oficial do YouTube, e mais de 350 milhões somados no streaming. Além disso, Rashid realizou centenas de shows em território nacional e internacional.
Em CRISE (2019), Rashid garantiu seu primeiro certificado de Platina Duplo, com o hit “Bilhete 2.0”. O artista então lançou Tão Real (2020), acompanhado de um documentário e um podcast, destacando colaborações com Emicida, Duda Beat, e outros. Este projeto lhe rendeu seu primeiro Disco de Diamante. Em 2022, ele aumentou seu repertório com Movimento Rápido dos Olhos, um álbum-áudio-filme (roteirizado pelo próprio artista) que intercala músicas com animações em quadrinhos, que foi o pontapé inicial para o último lançamento, a HQ Soundtrack. Agora, para 2024, Rashid se prepara para apresentar um novo projeto, seu quinto álbum de estúdio.
Música
The Smile lança os singles “Foreign Spies” e “Zero Sum”
- TAMBÉM ANUNCIA O NOVO ÁLBUM CUTOUTS PARA 4 DE OUTUBRO – ENCOMENDE AQUI
- ASSISTA AOS VIDEOCLIPES DE “FOREIGN SPIES” E “ZERO SUM”
Escute aqui.
The Smile anunciou hoje os detalhes de seu novo álbum intitulado Cutouts, com lançamento marcado para o dia 4 de outubro via XL Recordings. Duas novas faixas do álbum foram lançadas hoje: “Foreign Spies” e “Zero Sum”, com seu videoclipe dirigido por Weirdcore. “Don’t Get Me Started” e “The Slip” estrearam no início deste mês via um single de edição limitada de 2 faixas em vinil de 12 polegadas, disponível em lojas de discos ao redor do mundo.
O trio — Thom Yorke, Jonny Greenwood e Tom Skinner — estreou várias músicas do álbum Cutouts durante a turnê do The Smile pelo Reino Unido em março. Cutouts contém 10 novas faixas e foi produzido por Sam Petts-Davies. Este é o terceiro álbum de estúdio da banda, após o lançamento de Wall of Eyes, em janeiro e o álbum de estreia do trio em 2022, A Light For Attracting Attention. Cutouts foi gravado em Oxford e nos Estúdios Abbey Road durante o mesmo período em que Wall of Eyes. O álbum conta com arranjos de cordas da London Contemporary Orchestra, e a arte do álbum foi pintada durante o processo de gravação por Stanley Donwood e Thom Yorke.
Este é o segundo lançamento de um álbum de estúdio do The Smile em menos de um ano. Em janeiro, Wall of Eyesalcançou a 3ª posição nas paradas de álbuns do Reino Unido, sendo considerado o “melhor álbum do ano até agora” por Pitchfork, The Needle Drop, Consequence, Brooklyn Vegan, Treblezine e Spin.
Fora do The Smile, Thom Yorke lançou a trilha sonora original para o filme de Daniele Luchetti, Confidenza e anunciou datas de turnê na Nova Zelândia, Austrália, Singapura e Japão. Jonny Greenwood estreou um novo trabalho X Years of Reverb na Capela Octagon de 268 anos em Norwich e está compondo a trilha sonora do próximo filme de Paul Thomas Anderson, The Battle of Baktan Cross. Tom Skinner lançou Voices of Bishara Live at ‘mu’ e está participando do circuito de festivais de jazz de verão para apresentar sua própria música solo.
Encomende Cutouts aqui. Formatos disponíveis incluem: vinil preto padrão, CD, edição limitada em vinil branco nas lojas independentes, e edição limitada em cassete roxa disponível na W.A.S.T.E.
Capa de Cutouts
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Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
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Ciência
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Música
Kim Gordon e model home se unem em “razzamatazz”
Foto: Meghan Raham
- ASSISTA AO VIDEOCLIPE DA CANÇÃO AQUI
- THE COLLECTIVE, SEGUNDO ÁLBUM SOLO DE KIM GORDON, JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS
Escute aqui.
Continuando sua notável série de lançamentos inovadores este ano, incluindo seu amplamente elogiado álbum The Collective e mais recentemente “ECRP”, Kim Gordon continua sua colaboração contínua com Justin Raisen (The Collective, No Home Record) e se junta ao grupo experimental, model home, para “razzamatazz”, uma faixa eletrônica com sub-bass pulsante e sonoridades rotativas abaixo do icônico canto de Gordon. A faixa é acompanhada por um videoclipe feito por p cain do model home.
model home é um duo experimental composto pelos artistas de Washington DC, Nappy Nappa e p cain. Eles são conhecidos por sua abordagem livre e improvisacional ao som e à colaboração.
Esta semana, Gordon retorna aos EUA para uma série de datas como headliner. Ela fará paradas em Vancouver, Portland, Seattle, Pioneertown, Tucson, e se apresentará no Bumbershoot Festival, Ohana Festival e FORM Festival antes de seguir para a Europa para mais datas no final deste ano. Para um itinerário completo e mais informações, visite kimaltheagordon.com.
No início deste ano, Gordon lançou seu segundo álbum solo The Collective, aclamado pela crítica, com a Vulture e Pitchfork colocando-o como um dos melhores álbuns do ano. Gordon também fez sua estreia explosiva na televisão noturna solo, apresentando “BYE BYE” no Jimmy Kimmel Live!; assista à performance AQUI.
Elogios para The Collective:
“Os ritmos ousados e a guitarra improvisada do novo álbum são marcas de uma radical ao longo da vida, ainda no auge de seus poderes.” – THE NEW YORKER
“Gordon aborda o microfone como uma poeta da vida moderna, oferecendo vocais abstratos que falam tanto da banalidade quanto da volatilidade do nosso mundo.” – THE NEW YORK TIMES
“Vicioso e brilhante… um redemoinho de pensamentos mundanos, piadas e flashes de pura raiva misturados em uma neblina pesada e inquietante… poucos estão melhor equipados do que Gordon — que aos 70 anos ainda é mais legal, perspicaz e destemida do que a maioria — para nos guiar através disso” – PITCHFORK
“Por turnos surpreendentes e desconcertantes, ouvir as músicas radicalmente inventivas de Gordon neste álbum soa como uma destilação apropriada do que é viver agora” – NPR
“Este álbum é um ato de mutação de legado. A ideia é obliterar a marca. A menos que, para uma heroína da contracultura como Gordon, obliterar a marca seja, de fato, a marca.” – THE WASHINGTON POST
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Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
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