Cultura
Profissionalização: empreendedorismo cultural é tema de Workshop gratuito para quem deseja trabalhar na área
A temporada do espetáculo Palavras de MULHER já acabou, porém, nas quartas, 31 de janeiro, e no dia 7 de fevereiro, oferecerá o workshop gratuito “Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural“, apresentado por Patricia Castro, que abordará os temas: como conceber, formatar, inscrever e prestar contas de seus projetos junto aos órgãos públicos, legalização do proponente e do projeto, planejar orçamento, contrapartidas, a importância das políticas culturais, bem como, introdução às leis de incentivo fiscal ( ISS, ICMS e Rouanet). Inscrição pelo link: bit.ly/workshopcaminhodaspedras
Patricia Castro, idealizadora da iniciativa, é gestora cultural, consultora na área de fomento a cultura, CEO da Arte Cultura e diretora executiva do projeto Palavras de Mulher, e oferece as aulas voltadas para artistas, autores, artesãos, bibliotecários, bailarinos/dançarinos, estudantes, professores, produtores, agentes culturais de grupos, coletivos e instituições culturais, públicas ou privadas que desejam aprender como elaborar e adequar seus projetos, prever orçamentos, contrapartidas, e também como e onde buscar recursos para realizarem seus projetos.
O workshop irá não só desmistificar, como democratizar o acesso aos mecanismos de gestão, produção e empreendedorismo cultural, sob uma consultoria direcionada aos artistas, técnicos e agentes culturais, ajudando a “transformar sua ideia em produto cultural”, que possa gerar renda, para fomentar a economia criativa, fazendo com que o profissional tenha condições de viver da sua própria arte.
Essa é uma contrapartida social do projeto Palavras de Mulher, inscrito na Lei Rouanet, para ajudar os participantes a criar e produzir seus projetos, aplicar os conhecimentos adquiridos durante o workshop, organizar suas ideias, definir conceitos, estratégias, com fins de adequar e inscrever projetos em editais de fomento direto (editais de patrocínio) ou indireto (leis de incentivo fiscal).
Patricia conta que o ano de 2023 foi um marco na cultura inicialmente com a reconstrução do Ministério da Cultura, aprovação da Lei Paulo Gustavo (LPG), com repasse de R$ 3,8 bilhões para ações emergenciais no setor cultural em todo o país e a aprovação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que prevê repasses anuais de R$ 3 bilhões da União aos estados e municípios para ações no setor cultural durante 5 anos. A profissional está otimista, e revela que 2024 será um ano de crescimento no setor cultural e criativo.
“Diante deste novo cenário, destaco atenção às oportunidades na área de fomento à cultura, para a formação em empreendedorismo cultural, a fim de promover o fortalecimento da cadeia produtiva cultural. O mercado cultural movimentou R$ 230 milhões em 2020 e representou 3,1% do PIB, isto é, a soma das riquezas que o país produziu nesse período, mostrando o quanto o setor cultural necessita de fazedores e trabalhadores da cultura, capacitados para captar, gerenciar e produzir em todas as etapas do ciclo de um projeto, desde a concepção até a prestação de contas junto aos órgãos públicos. Que os interessados por esta área de trabalho, venham estar conosco, nessa troca com dicas sobre a administração do mercado artístico e do entretenimento”, finaliza.
Mais sobre Patricia Castro:
Patricia é Gestora Cultural e consultora na área de fomento há quase 30 anos. A frente da produtora cultural Arte Cultura LTDA, atua na direção, gestão, elaboração, formatação, inscrição e prestação de contas projetos culturais, em editais de patrocínio e leis de incentivo fiscal.
Com um extenso currículo, que traz MBA Gestão Cultural e Gestão Empresarial (UCAM), Bacharel em Design (UniverCidade) e Profissional Dança-DRT: 24.721 (SPD-RJ), tem assinado importantes projetos culturais, como a direção de Produção da Cia. DANÇA 3 (Andrea Raw), direção Geral do espetáculo teatral Palavras de MULHER, dentre outros que estão em período de captação. Atuou na direção de diversos segmentos culturais e equipamentos, como a gestão no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (SMC-RJ-2020/21). Direção Casa da Marquesa de Santos (FUNARJ-2017/18). Coordenação de Projetos na Biblioteca Parque Estadual (SECEC-RJ-2018/19). Gestão Cultural no Museu Internacional de Arte Naif – MIAN (2011/16). Coordenação de projetos Ecomuseu Sta. Cruz (SMC-2014/18). Coordenação de projetos RHBN (Secretaria de Cidadania / MinC – 2010/11). Analista de Cultura setores dança e artes visuais (SESC RIO-2005/09). Sua experiência profissional diversificada ampliou significativamente seu olhar sobre as necessidades da cadeia produtiva cultural, não apenas como poder público, mas também como sociedade civil. O resultado veio através do curso “Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural”, ministrado desde 2016, onde desenvolve um valioso trabalho para estimular os profissionais a entrarem na área do empreendedorismo cultural, contribuindo positivamente para o fomento da economia criativa e a difusão cultural. Neste ano ainda, Patricia pretende lançar um livro, como resultado do curso, intitulado “Guia da Arte ao Produto Cultural – Caminho das Pedras”.
Serviço:
Datas | Horário:
– 31/01/24 – das 9h às 13h.
– 07/02/24 – das 9h às 13h (com a presença do intérprete de libras).
Inscrição: bit.ly/workshopcaminhodaspedras
Capacidade: 50 pessoas por oficina (100 vagas)
Carga Horária total: 8h (2 aulas com 4hs cada)
Realização: Ministério da Cultura e Arte Cultura:
www.instagram.com/arteculturacomvc
Patrocínio: ForShip Engenharia
Informamos que os dados pessoais não serão divulgados.
*Obrigatório
Local: Biblioteca Parque Estadual (Hall da Sala Daiana Ferreira).
Endereço: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro
Ciência
Mox Mídia do Brasil é uma das maiores empresas de marketing.
Hoje em dia, podemos afirmar que é fundamental ter um site profissional para vender online seus produtos e serviços, além de contextualizar o público sobre a sua empresa. Além disso, para grande parte dos negócios, o segmento online representa uma quantidade significativa das vendas, tanto orgânicas quanto via campanhas.
Na Mox Mídia, toda a nossa inteligência tecnológica é voltada a desenvolver produtos ou sistemas para suprir a necessidade dos nossos clientes. Criar um website ou um sistema de gestão requer muito mais do que uma ideia ou uma equipe de programadores. Requer um time que analise os seus processos, entenda suas necessidades e construa uma solução definitiva para o seu problema.
Um website precisa ter um conteúdo único, explicativo, vendedor e bem escrito. Mas não podemos esquecer de manter a estrutura perfeito para buscadores. Este é o segundo fator mais importante para o sucesso da sua empresa no Google.
Nossa preocupação é construir uma base sólida para humanos e para a máquina, seguindo uma semântica ideal para indexar o seu site e trazer bons resultados orgânicos.
CONTATO:
Site:https://moxmidia.com.br/
E-mail: moxmidia@moxmidia.com.br
Telefone/ Whatsapp: (41) 9 9735-5599
Cultura
Lançamento do livro “Mentes Milionárias: O Segredo dos Empreendedores de Sucesso” obra de autoria de Sophia Martins
Na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, será realizado em São Paulo, no Shopping JK Iguatemi, o lançamento do livro “Mentes Milionárias: O Segredo dos Empreendedores de Sucesso” na Livraria da Vila. O evento contará com a presença da imprensa, personalidades e renomados empresários.
Transforme seus sonhos em realidade com “Mentes Milionárias”, um guia essencial para empresários e empreendedores que aspiram ao sucesso. Escrito por Sophia Martins, renomada especialista em negócios, este livro oferece estratégias práticas e insights poderosos para alcançar resultados extraordinários. Explore a diferença entre ser um empreendedor e um empresário, aprenda a construir uma marca de sucesso e desenvolva uma mentalidade resiliente capaz de enfrentar os desafios do mercado.
Com uma visão abrangente sobre criatividade, planejamento estratégico, gestão do tempo e o papel crucial da inteligência artificial nos negócios, “Mentes Milionárias” é a chave para transformar suas ideias em realizações concretas e duradouras.
Empresária, especialista no mercado imobiliário, figura feminina de destaque no setor, palestrante e autora do livro ‘Profissão Milionária: O Que Ninguém Te Te Disse’ e ‘Mentes Milionárias : O Segredo dos
Empreendedores de Sucesso “Além disso, ela é criadora de conteúdo digital e compartilha dicas valiosas sobre vendas, gestão de pessoas e
atendimento de luxo, ajudando profissionais a aprimorar suas habilidades e alcançar o sucesso.
29 de Agosto – Às 18H00 – LIVRARIA DA VILA
Shopping JK Iguatemi – AV. Juscelino Kubitschek
Nº 2041, Loja 335/336 – PISO 2 – Itaim Bibi – São Paulo – SP
Cultura
Com Gilberto Gil, Liniker, Alok e Lucas Chumbo, Estrella Galicia atrai tribo de artesãos que compartilham valores para além da cerveja
- A marca da Galicia, 100% familiar e independente, não está sozinha. O movimento já conta com o endosso do Mestre Artesão Gilberto Gil, e artesãos de diferentes ofícios e gerações, como Lucas Chumbo, Alok, Liniker, Igor 3K, Rodrigo Oliveira e Maria Rita
A Estrella Galicia, empresa familiar de origem espanhola, que carrega em seu DNA a sua independência e a valorização da cultura cervejeira há 118 anos, mergulha na sua própria história dando origem ao Movimento Big Craft, iniciativa com objetivo de fomentar o espírito artesano como uma visão de mundo para além do universo da cerveja. Tudo isso, por meio de uma tribo com integrantes que, independentemente do que fazem, compartilham os mesmos valores: o respeito ao tempo das coisas, a valorização das origens, e a busca pela excelência sem renunciar à essência daquilo que faz de cada ser humano e sua obra, únicos.
Estrella Galicia e suas credenciais artesanas
Diferente da maioria dos players do mercado brasileiro, a Estrella Galicia é uma cervejaria 100% familiar e independente, com uma história única e genuína ainda pouco conhecida por aqui. O que a torna ‘big’ (grande) é a sua própria história de uma família de artesãos de cerveja que preservam a sua raiz ‘craft’, perpetuando sua obra. O movimento Big Craft é um símbolo de expansão da marca da Galícia para o mundo sem perder as origens, como um legítimo artesão, seguindo princípios e valores inegociáveis.
Isto porque a Estrella Galicia se orgulha de sua história, que se inicia em 1906 com seu fundador – José Maria Rivera – um imigrante galego – que ultrapassou fronteiras perseguindo o sonho que se mantém vivo até hoje, geração após geração há mais de um século. A cerveja idealizada por ele cresceu e caiu no gosto das pessoas, não só pelo compromisso com a qualidade, mas também pela paixão por fazer cerveja.
“Agora chegou a hora dos brasileiros conhecerem esta e mais tantas outras histórias desconhecidas que revelam o valor intangível de um caminho autoral para um mundo que cada vez mais anseia por coisas autênticas. Não é sobre ser grande, é sobre a grandeza de ser quem se é. É nesta perspectiva da grandeza do espírito e do mindset artesão, independente do ofício, que nasce o Movimento Big Craft.” destaca Roberta Prado, CMO da Estrella Galicia Brasil.
O Movimento Big Craft representa a atitude de um artesão perante o mundo que irá ecoar junto aos brasileiros, por meio de uma tribo que se conecta naturalmente com sua essência a partir originalidade e espírito empreendedor.
Tribo de Artesanos do Mundo
O Movimento traz luz ao espírito artesão que atua no mundo independente do território. Cervejeiros, pensadores, artistas, cientistas, surfistas, poetas, desportistas, chefs, programadores, e todos aqueles que se identifiquem com esse jeito de existir e criar valor para o mundo e abrindo caminho para os próximos que virão.
Isso explica a relação entre os diferentes universos dos nomes que estão conectados à Tribo, que junta, por exemplo, a arte de surfar ondas gigantes de Lucas Chumbo, com a arte do Alok de transformar música em impacto positivo para o mundo, com a arte de levar os sabores do sertão para o mundo, do chefe do restaurante Mocotó, Rodrigo Oliveira, além da arte de construir um novo caminho para a comunicação no Brasil, do apresentador do Flow Podcast, Igor Coelho, e a arte de revelar ao mundo poesia singular, da cantora Liniker.
Conheça a Tribo de Artesanos e para o que foram criados:
- Alok – Link
- Liniker – Link
- Maria Rita – Link
- Igor 3K – Link
- Lucas Chumbo – Link
- Rodrigo Oliveira – Link
- Gilberto Gil – Link
Mestre Artesano
Tendo Gilberto Gil como mestre artesano da sua Tribo Big Craft, a marca anuncia também o patrocínio da sua turnê Tempo Rei que estreia em março de 2025 e passará por 9 cidades do Brasil, contando ainda com datas nos Estados Unidos e na Europa. Além de representar uma fonte de inspiração, Gil é uma personificação dos valores de um grande artesão do mundo, que leva suas raízes e essência por onde for, trilha seu próprio caminho, a sua maneira, deixando o tempo ser o rei de suas obras.
Sobre Estrella Galicia
Nascida na Espanha em 1906, a cervejaria preserva até hoje os valores da cultura artesanal. Presente na lista das 40 maiores do mundo, a Estrella Galicia se mantém independente e familiar. Hoje tendo na operação integrantes da quarta geração da família Rivera, conserva suas raízes na Galícia, no noroeste da Espanha, onde é a líder de vendas, enquanto expande sua presença pelo mundo. Presente em mais de 70 países, atua há quase 15 anos no Brasil, onde oferece as cervejas Estrella Galicia Lager, Estrella Galicia 0,0 e a 1906 La Milnueve, tendo a Coca-Cola, como parceiro comercial da marca no Brasil.
Conheça mais em Link
-
Turismo9 horas atrás
Abreu anuncia duas campanhas de vendas focadas nos Estados Unidos
-
Ciência7 horas atrás
Mox Mídia do Brasil é uma das maiores empresas de marketing.
-
Volnei Barboza1 dia atrás
A Importância dos Benefícios Corporativos na Retenção e Produtividade dos Colaboradores
-
Volnei Barboza9 horas atrás
Capacitação: O Segredo para o sucesso Empresarial em tempos de mudança e Inteligência Artificial