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Volnei Barboza

Mulheres Executivas: Conheça sete líderes femininas corporativas inspiradoras

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Três em cada 10 cargos de liderança em 2022 no Brasil eram ocupados por mulheres, revela Grant Thornton.

Instituído para representar não só as conquistas e os direitos femininos ao longo da história, o Dia Internacional da Mulher existe, também, para reforçar a importância do desenvolvimento do mercado de trabalho com mais equidade e oportunidades. Segundo a Grant Thornton, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil em 2022 e, de acordo com a consultoria global Mercer em 2023, após analisar mais de 1 mil organizações, que envolvem mais de 1 milhão de pessoas e 6 mil cargos, já era possível dizer que os salários entre homens e mulheres no mundo corporativo estão sendo equiparados.

Conheça cinco histórias inspiradoras de executivas de importantes empresas para inspirar outras mulheres que querem desenvolver a aptidão da liderança no mundo dos negócios.

Luciana Nabarrete, diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia

Ao longo de sua carreira, Luciana Nabarrete desenvolveu suas atividades em diversas funções relacionadas à Tecnologia da Informação e Projetos, realizando coordenação de equipes matriciais multifuncionais e gestão de projetos de grande porte, tanto em empresas multinacionais em São Paulo como em consultorias nas principais empresas no estado de Santa Catarina.

Luciana Ingressou na ENGIE Brasil Energia em 2005, como coordenadora de Infraestrutura de TI e, em 2018, tornou-se gerente de Tecnologia da Informação e Digitalização, com sólida experiência no grupo ENGIE. Em novembro de 2020, tornou-se a primeira mulher no Conselho de Administração da Companhia, tendo sob sua gestão todas as áreas transversais da cadeia de valor de geração, transmissão e comercialização de energia: TI&Digital, Pessoas&Cultura, Suprimentos&Patrimônio, Comunicação, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. 

A executiva é graduada em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie/SP), possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Valcléia Solidade – Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades na Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

Formada em Gestão de Políticas Públicas com especialização em Inovação e Tecnologia social, com mais de 27 anos de experiência em projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia, Valcléia Solidade nasceu no território quilombola de Murumuru, em Santarém (PA), e conheceu o Amazonas após ser contratada por uma empresa da região. Ela esteve sempre envolvida em movimentos sociais e ambientais na região em que morou no Pará e costuma dizer que é uma pessoa comunitária, porque nasceu, cresceu e viveu em comunidade. Seu pai, por muitos anos foi presidente de comunidade e, sua mãe, envolvida com educação de base.

Hoje, a executiva é Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), empresa que ingressou em 2008. Atualmente ela faz a gestão de quatro programas na companhia, entre eles o “Floresta em Pé”, “Educação para a Sustentabilidade, Empreendedorismo, Saúde na Floresta” e três agendas (Logística, Articulação Institucional e Infraestrutura). 

Antes disso, Valcléia trabalhou durante 10 anos no Projeto Saúde e Alegria, onde coordenou o Programa Mulher Cabocla, Microcrédito comunitário, Gestão do Projeto de artesanato e Turismo de base comunitária. Em 2004 trabalhou no programa de compensação do gasoduto Coari/Manaus, onde coordenou o programa de Gestão e Organização Comunitária em sete municípios, totalizando 132 comunidades atendidas. 

Vivian Bennett – Diretora de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Care Plus

Diretora de Relacionamento com o Cliente na Care Plus, com amplo histórico de trabalho no setor de seguros, tendo atuado no setor há mais de mais de 15 anos. Hábil em resolução de problemas, liderança, planejamento estratégico de comunicação e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Forte profissional de desenvolvimento de negócios com Mestrado em Comunicação Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Lidera indiretamente mais de 180 pessoas no grupo Care Plus, parte da Bupa, sendo responsável pelas áreas de relacionamento com cliente, central de relacionamento, pesquisa e qualidade, marketing e comunicação, canais digitais e experiência do cliente.

A Care Plus é reconhecida no mercado – e entre seus beneficiários – pelo alto índice de satisfação dos clientes (NPS), que é superior a 74% e, em alguns programas – como o Consulta Fácil, de teleatendimento – chega a 95% de satisfação. Para isso, investe em estratégias de relacionamento e conta com uma área exclusiva focada na experiência do cliente. A área de Customer Experience é liderada por Vivian.

Sob o comando de Vivian, a diretoria do Cliente utiliza a escuta ativa como parte de suas estratégias e contribuiu para a implementação de projetos audaciosos que visam otimizar a jornada do beneficiário.

Em 2022, a empresa realizou o Evento Central, que consistiu na participação ativa do time executivo da companhia em um dia de atendimento na Central de Relacionamento da operadora. Na ocasião, os participantes foram acompanhados por colaboradoras da área de atendimento ao cliente, que foram nomeadas “Anjos”. A repercussão foi bastante positiva e gerou efeitos que renderam diversas melhorias que vem sendo implementadas desde então, mesmo após quase dois anos de sua realização. O time executivo passou a ter uma visão detalhada dos gargalos em diversos processos internos e se propuseram a mudá-los.

Um dos processos que sofreu alterações após o Evento Central é o que envolve a identificação de fraudes. Outra melhoria possível foi o mapeamento e reformulação do CRM (sigla em inglês para ‘gestão de relacionamento com o cliente) da companhia. Tal medida foi possível a partir da criação do Comitê do Cliente – uma sala de observação composta por colaboradores de diversas áreas. O sucesso foi tanto que outros setores replicaram o modelo, como a área de Fraudes.

Cibele Cardin – Diretora de Tecnologia da Informação (TI) na Care Plus

Cibele Cardin é uma profissional de TI com mais de 30 anos de experiência em gestão de equipes, projetos e soluções. A executiva, que atua como Diretora de Tecnologia da Informação na CarePlus desde 2020, tem uma sólida vivência na estruturação e gestão de equipes próprias para alta performance, por meio de planejamento, desenho de processos e governança.

Cibele liderou um processo de transformação para a cultura ágil que triplicou os índices de produtividade da operadora, reduziu em até 35% os prazos de entregas de projetos e aumentou em até 283% a funcionalidade, posicionando o Brasil no maior nível de maturidade em cultura ágil dentro do grupo Bupa. Para isso, a operadora passou a investir continuamente na jornada de capacitação de seus profissionais, incluindo as lideranças, por meio de treinamentos para a implementação de ferramentas e indicadores que contribuíram para que essa nova cultura fosse, de fato, colocada em prática.

Entre outras experiências de Cibele, também está a implantação de outsourcing de sistemas e infraestrutura, buscando sempre a melhor relação custo-benefício para os clientes e a capacidade de conectar a tecnologia às demandas do negócio. Cibele é formada em processamento de dados pela Universidade de Taubaté (1989) e teve passagens pelo MIT em 2021.

Valdirene SecatoDiretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade no Grupo Bradesco Seguros

Valdirene Soares Secato é formada em Administração de Empresas com especialização em Desenvolvimento Gerencial pelo IESE Business School e possui 35 anos de experiência em gestão estratégica no segmento bancário brasileiro e securitário.

Atualmente, é Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade no Grupo Bradesco Seguros e Membro do Comitê Estratégico de Recursos Humanos da Amcham-Brasil e do Comitê de Cultura e Pessoas do Grupo Fleury. Além disso, ela é Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas da Odontoprev e Membro Comitê de Pessoas da Orizon. Antes, foi Superintendente Executiva de Recursos Humanos do Banco Bradesco e UniBrad, e consultora estratégica e PMO corporativo.

“Ser mulher, mãe e gestora é uma jornada e tanto, mas sinto que são papéis que se conectam na teoria e na prática em certo momento da vida. Se hoje posso me sentir fortalecida nesta posição (de liderança) é pela soma de diversos fatores que carrego comigo ao longo da vida, os quais aprendi em cada um desses papéis. Na minha trajetória profissional também vejo o reflexo dessas minhas experiências contribuindo para que eu possa cuidar do desenvolvimento de diversos profissionais e projetos relevantes, estando a frente da área de recursos humanos, ouvidora e sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros”, declara a executiva.

Cynthia Diaferia – Diretora de Oncologia da Novartis Brasil

Cynthia Diaferia é uma líder com propósito e 25 anos de experiência no ramo farmacêutico. Tem forte foco em estratégia, operações, pessoas e resultados. Possui expertise em gerenciar dinâmicas de negócios complexos e diferentes estágios do ciclo de vida em diversas áreas terapêuticas. Lidera com habilidade equipes diretas, virtuais e matriciais, em gestão de P&L no país e em papéis estratégicos corporativos regionais. Tem um histórico de sucesso em construir equipes de alto desempenho que impulsionam os resultados dos negócios e moldam o mercado para soluções inovadoras para o mercado/clientes/pacientes.

A executiva é formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista e em Marketing pela ESPM. Sua carreira começou na Pfizer, onde ficou por 19 anos antes de migrar para a Janssen, onde atuou como Women’s Leadership & Inclusion Leader, Commercial Sr. Director, Diversity, Equity and Inclusion Leader e Strategic Affairs Sr. Director. Na Novartis, atua há 1 ano como Diretora de Oncologia.

Com habilidades em diferentes áreas terapêuticas e mercados, com foco em oportunidades de crescimento, estratégias, expansão e valor, Cynthia também possui experiência em gestão do ciclo de vida do produto, gestão de linha, gestão de alianças, integração/fusões e cenários complexos, com vivências internacionais na América Latina e Mercados Emergentes, com sensibilidade intercultural e DE&I.

Ana Paula Amin – Gerente de Compliance na Tupy

Com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Jurídico e Compliance em multinacionais, Ana Paula Amin está há 8 na Tupy, empresa líder no desenvolvimento  e produção de  componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Há 3 anos, desenvolveu e estruturou, a área de Compliance. Apaixonada pelos assuntos de ética e integridade, ela dedica-se a comunicar e influenciar as pessoas sobre os eles.

Quando engravidou, a gestação de alto risco e a pandemia fizeram com que Ana só retornasse a jornada profissional quase um ano depois e foi promovida pela sua capacidade. Hoje, ela é uma das poucas mulheres na alta liderança de Tupy e reporta o trabalho que desenvolve ao Conselho de Administração da empresa.

Daniela Zicari di Monte – Diretora Sênior da DP World

Daniela Zicari di Monte é diretora da DP World Logistics, braço logístico do Grupo BP World no Brasil, desde 2022. A executiva acumula mais de 20 anos de experiência na indústria marítima global e já atuou em empresas multinacionais como DHL, Kuehne+Nagel e Maersk Line, em diversos países da América Latina. Daniela é formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie e possui qualificações internacionais como o Programa Executivo Internacional de Gestão Exponencial (certificação em parceria com a universidade portuguesa Nova School of Business and Economics – Nova SBE) e HSM Management Executive Education.

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Volnei Barboza

Ana Paula Ribeiro: De Jovem Cabeleireira a Referência Internacional no Cuidado Capilar

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Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a Ana Paula Ribeiro, de 35 anos, que possui uma história de vida inspiradora e uma trajetória profissional marcada pelo comprometimento e dedicação à sua paixão.

Desde muito jovem, Ana Paula já demonstrava um grande interesse pela área da beleza. Aos 12 anos, fez seu primeiro curso de cabeleireira e, com apenas 13 anos, começou a trabalhar, desafiando a vontade dos pais, que concordaram com a sua escolha desde que mantivesse um bom desempenho escolar. Essa determinação precoce refletiu-se em seu compromisso com os estudos, tornando-se uma aluna exemplar para garantir a possibilidade de trabalhar e conquistar sua independência.

Ao longo dos anos, Ana Paula investiu intensamente em sua formação profissional. Com 19 anos, abriu seu próprio salão, onde permaneceu por dois anos. Embora fosse muito jovem, essa experiência foi crucial para seu aprendizado. Contudo, seu desejo de aprofundar-se na área a levou a buscar mais conhecimento, e ser proprietária de um salão estava consumindo seu tempo. Assim, ao fechar seu salão, ela aceitou uma oportunidade em um grande salão, o que se tornou um divisor de águas em sua carreira. Investindo em cursos nacionais e internacionais, Ana Paula experimentou um crescimento significativo, especialmente em Florianópolis, onde se destacou pelo atendimento personalizado e por sempre superar as expectativas de seus clientes.

Em 2014, Ana Paula iniciou uma nova fase em sua carreira, dedicando-se à educação em colaboração com a Wella e ministrando cursos para iniciantes, avançados e um curso VIP, compartilhando a técnica que utiliza e ajudando muitos profissionais a aprimorarem suas habilidades no cuidado capilar. Sua filosofia de compartilhar conhecimentos sem guardar segredos técnicos sempre foi um diferencial.

A carreira de Ana Paula deu uma guinada quando recebeu um convite para trabalhar no exterior. Embora muitos a considerassem “doida” por abandonar uma carreira sólida em Florianópolis, ela decidiu encarar o desafio. Após um período de seis meses em Nova York, onde teve uma experiência incrível, optou por se estabelecer em Miami, em busca de uma melhor qualidade de vida. Nos últimos três anos e sete meses, Ana Paula tem desfrutado de um crescimento significativo, tanto pessoal quanto profissional.

Ao chegar nos Estados Unidos, Ana Paula notou que muitos clientes não compreendiam a importância do tratamento capilar, especialmente em relação aos loiros e cores com os quais trabalha intensamente. Começando do zero, ela passou a educar seus clientes sobre a importância de manter um cabelo saudável e bonito. Seu atendimento personalizado, onde o tempo é dedicado exclusivamente ao cliente, fez com que muitos se sentissem como se estivessem em um spa. Esse diferencial é algo que ela considera fundamental no atendimento: ouvir os clientes, olhar nos olhos, ter empatia e entender suas necessidades antes de aplicar qualquer técnica.

Além disso, Ana Paula utiliza muito o visagismo em seu trabalho, uma técnica que permite identificar o perfil do cliente e, assim, aplicar as técnicas mais adequadas para cada indivíduo. O visagismo é uma abordagem que considera as características físicas e a personalidade do cliente para criar um visual harmonioso e personalizado. Essa atenção aos detalhes e ao bem-estar do cliente é o que diferencia o trabalho de Ana Paula, proporcionando uma experiência única e transformadora a cada visita.

A trajetória de Ana Paula Ribeiro é um exemplo de como a dedicação, o estudo contínuo e a vontade de sair da zona de conforto podem levar ao sucesso. Sua história inspira outros profissionais da área a investir em sua formação, a tratar cada cliente com exclusividade e a nunca parar de aprender e crescer. Em um mundo onde o atendimento personalizado e a empatia se tornam cada vez mais raros, Ana Paula se destaca por proporcionar uma experiência completa e diferenciada a seus clientes, mostrando que a beleza vai além da estética e envolve cuidado, atenção e compreensão.

Saiba mais sobre o especialista no link abaixo!
https://www.instagram.com/anapaularibeirohairstylist?igsh=YnIyOGE3NGNiaXc3

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Volnei Barboza

Clube Mais Criativo é destaque da Mega Artesanal 2024 e apresenta o primeiro ecossistema digital e colaborativo no setor têxtil

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Unindo em uma única plataforma benefícios e facilidades tanto para lojistas quanto para a indústria têxtil, em menos de um semestre de atuação o Clube Mais Criativo já gerou uma economia de mais de R$ 1,5 mi aos assinantes

A Mega Artesanal 2024, maior evento de artesanato da América Latina, que acontece a partir de amanhã até 31 de julho, no São Paulo Expo, será palco do lançamento oficial do Clube Mais Criativo, uma plataforma pioneira que está revolucionando o setor têxtil, ao promover benefícios para toda a cadeia e unir lojistas, consumidores e a indústria têxtil em um único ecossistema digital colaborativo, que oferece produtos exclusivos, serviços diferenciados e oportunidades de negócios únicas.

Fundado por Kadu Pires e seu sócio, Luiz Fernandes, o Clube Mais Criativo promove competitividade e sustentabilidade financeira para seus membros através de um modelo de assinatura. A plataforma possibilita a compra de artigos têxteis em grande quantidade e o repasse a pequenos negócios sem o lucro da distribuidora, reduzindo significativamente os custos. Em apenas seis meses de atuação, o Clube já conta com mais de 200 assinantes fixos, prevê um faturamento de mais de R$ 10 milhões no primeiro ano e já economizou mais de R$ 1,5 milhão para seus parceiros.

“O pequeno negócio paga uma assinatura que é revertida em produtos e ‘destrava’ a distribuidora para poder fazer compras sem ter a necessidade de se comprometer com grandes quantidades”, analisa Kadu.

Nesta edição da Mega Artesanal, o público que visitar o estande 21, do Clube Mais Criativo, que estará localizado entre as ruas 1 e 2 com C e D, também terá acesso a uma ampla seleção de produtos têxteis incluindo tecidos de grandes marcas como Fabricart. Entre os destaques estão lançamentos em tecidos como fraldas, sarja impermeável, tecidos 100% algodão de fio tinto, piquet, fustão e linho, desenvolvidos especificamente para atender às necessidades e demandas do mercado, oferecendo aos lojistas opções de com ótimo custo-benefício e muita qualidade.

“Participar da Mega Artesanal é essencial para nós, pois é o principal evento do setor de artesanato no Brasil. Aqui, conseguimos mostrar aos lojistas todas as possibilidades e oportunidades de negócios que planejamos durante o ano. As expectativas são sempre altas e os resultados geralmente são muito positivos,” afirma o porta-voz do Clube Mais Criativo.

O empresário e sócio do Clube Mais Criativo, Luiz Fernandes, também destaca que as expectativas para a Mega Artesanal são muito positivas, não só pelo alcance e grandiosidade da feira, mas, por ser o primeiro evento oficial do clube desde sua criação, representando uma oportunidade única para apresentar o modelo de negócio ao mercado.

“A Mega Artesanal é um evento que vai muito além do segmento têxtil e abrange um mercado robusto e muito relevante para a economia brasileira que movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano e emprega mais de 10 milhões de brasileiros. É um espaço onde podemos não apenas apresentar nossos produtos e serviços, mas também nos aproximar e fortalecer o relacionamento com nossos clientes em todas as pontas da cadeia”, finaliza.

Serviço
MEGA ARTESANAL 2024
Data: de 27 a 31 de julho de 2024
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Localização do estande 21

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Volnei Barboza

Beleza negra em foco: Casa Raça reúne talentos em um evento inspirador de representatividade e maquiagem

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Um dia de empoderamento e celebração da beleza negra marcou a edição especial da Casa Raça, em São Paulo

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi celebrado em grande estilo na Casa Raça, com a Avon, a Revista Raça e a agência de modelos Models Black. O encontro, batizado de “Representatividade & Maquiagem”, reuniu personalidades influentes e talentos da indústria da beleza para discutir e celebrar a importância da diversidade e inclusão.

Com atividades dinâmicas e envolventes, o evento destacou a relevância da maquiagem na vida das pessoas pretas e promoveu um espaço de troca de experiências e conhecimentos. Um dos pontos altos foi o bate-papo “Diversidade em Tons”, que trouxe insights valiosos sobre a representatividade na indústria da beleza com a participação de renomadas personalidades como a jornalista, apresentadora e colunista da Universa, Cris Guterres; a idealizadora da primeira escola de maquiagem especializada em pele negra, Daniele DaMata; a Head de Marketing da Avon Brasil, Andrea Echeverri; e a CEO da Preta Brasileira Cultural, Leia Abadia.

Os presentes também puderam conferir de perto a linha Tratamake da Avon, uma inovação que combina maquiagem e cuidados com a pele. A nova embalagem da Base Sérum 3 em 1, agora com visor transparente, foi um sucesso entre os presentes, que puderam descobrir o tom ideal para suas peles.

A Casa Raça reafirmou seu compromisso com a inclusão e a diversidade, proporcionando um ambiente onde a beleza negra é celebrada e respeitada. O evento foi um marco de empoderamento, inspiração e educação, deixando uma marca positiva em todos os participantes. A união da Avon, Revista Raça e Models Black mostrou mais uma vez a força da representatividade na beleza.

O evento também contou com um coquetel especial produzido pela Padaria Carillo (@padariacarillo) . Para acompanhar os eventos e iniciativas da Casa Raça, basta seguir o Instagram da Models Black (@agenciamodelsblack) e da Revista Raça (@revistaraca)

Fotos de Eduarda Ligero

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