Tecnologia
Giro Tech: Confira os destaques de junho
*Por redação Coluna Giro Tech
WinZO promove ‘Dia do Pitch’ para fomentar o desenvolvimento de jogos na América Latina
A WinZO vai investir até $5 milhões em ideias de jogos culturalmente relevantes e em tecnologias de ponta, convidando desenvolvedores, estúdios e startups inovadoras a apresentarem suas criações no ‘Dia do Pitch’, que acontece na Gamescom LATAM’, em 27 de junho. Com especial ênfase no patrimônio cultural, nas alterações climáticas e na sustentabilidade, o ‘Dia do Pitch’ visa promover parcerias para impulsionar a indústria do jogo no Brasil. O investimento terá recursos obtidos a partir de um fundo global para desenvolvedores de jogos de $50 milhões. As ideias podem ser enviadas até 26 de junho, neste link: https://console.winzogames.com/gamescom-latam
Equidade de gênero e crescimento sustentável
A Voke, líder em locação de hardwares e venda de equipamentos seminovos, divulgou seus compromissos ESG, incluindo ter 50% das posições ocupadas por mulheres até 2030. Atualmente, 44% do time é feminino. A empresa também visa concluir o inventário de carbono e reduzir em 50% o descarte incorreto de equipamentos eletrônicos. Com receita bruta de R$543,6 milhões e Ebitda de R$309,4 milhões em 2023, a Voke planeja crescer 10 vezes nos próximos anos, por meio da estruturação de um comitê de auditoria e busca de aquisições estratégicas.
100% feito com IA
A Inner AI, startup que está reimaginando a criação de conteúdo com inteligência artificial, acaba de lançar o Café com IA, um podcast 100% produzido e narrado pela tecnologia proprietária da marca. Publicado semanalmente nas principais plataformas de áudio, o programa é baseado na newsletter de mesmo nome e resume as novidades do setor, trazendo os debates mais quentes do universo da inteligência artificial. Nos últimos quatro anos, o podcast se consolidou como um formato de conteúdo apreciado pelo público brasileiro e, de acordo com dados da Statista e do Ibope, soma mais de 30 milhões de ouvintes recorrentes no país.
EXPOBOR e PNEUSHOW 2024
A cidade de São Paulo recebe, entre os dias 26 e 28 de junho, a edição 2024 da EXPOBOR e da PNEUSHOW. Em um espaço de 8 mil metros quadrados no EXPO CENTER NORTE, serão apresentadas as mais recentes inovações e tendências do ecossistema da borracha, pneus e componentes dos mais variados segmentos. A EXPOBOR é o maior e principal evento de tecnologia da borracha na América Latina, enquanto a PNEUSHOW é o único evento com foco exclusivo em reforma de pneus em todo o mundo. Para 2024, as feiras estão ainda maiores: serão mais de 100 expositores de setores como automotivo, elétrica e eletrônica, construção e saneamento, máquinas e equipamentos, mineração e segurança, petróleo e gás, vestuário e calçados, saúde, papel e celulose, química e petroquímica e entretenimento. A expectativa é de que as feiras recebam cerca de 8,6 mil visitantes.
Startup de saúde mental oferece suporte emocional para 1500 pessoas no Rio Grande do Sul
A Vittude, referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, está oferecendo suporte emocional para as pessoas afetadas pela situação de emergência humanitária no Rio Grande do Sul. Até o momento, já foram atendidas mais de 1500 vítimas de um grupo de 12 empresas clientes, como Sodexo, BRF e Zamp®, que acionaram a companhia para intensificar e ampliar seu escopo de atuação. Das 700 mil pessoas impactadas pelas soluções da Vittude, 120 mil são da região Sul.
Efí Bank amplia satisfação de usuários em 429% com novo canal de interação
A fintech de pagamentos Efí Bank registrou um aumento de 429% na satisfação de seus clientes após adotar o Discord como canal de interação. Com mais de 480 mil clientes, a empresa especializada em recebimentos para pessoas físicas e jurídicas terminou 2023 com um faturamento de R$204 milhões, alta de 17% em relação ao ano anterior. Em 2024, a meta é aumentar o faturamento em 20% e continuar focando na satisfação do cliente e na desburocratização de processos.
ICP HUB Brasil anuncia bootcamp
A ICP HUB Brasil anuncia o lançamento de seu Bootcamp Online de Programação em Motoko, destinado a desenvolvedores e entusiastas de blockchain. O evento acontece até o dia 13 de julho de 2024, oferecendo uma oportunidade única para aprender a criar produtos na plataforma ICP (Internet Computer Protocol). O principal objetivo da atividade é capacitar os participantes a desenvolver produtos na Blockchain da ICP, uma rede totalmente descentralizada. O curso abordará a criação de smart contracts (Canisters) e a utilização de linguagens de programação como Motoko, que é nativa da ICP, além de explorar a compilação de JavaScript para Motoko.
Compromisso com a sustentabilidade
O Grupo Açotubo, uma das maiores distribuidoras de aços do Brasil, anunciou metas ambiciosas de sustentabilidade para 2024. A empresa visa reduzir o consumo de energia elétrica e de água em 10% até o final do ano. Investindo na reeducação dos colaboradores, em energia solar e na captação de água pluvial, a Açotubo também aumentou a proporção do uso de etanol na sua frota de veículos de 13% para 31% entre 2022 e 2023, reduzindo as emissões de CO2 em 14%. A meta é alcançar 50% de uso de etanol na frota ainda este ano.
Verdureira lança linha de sopas Cucina Prima
A Verdureira lançou a linha Cucina Prima Sopas, que fica pronta em apenas três minutos, nos sabores de legumes, abóbora e lentilha. Feitas com ingredientes 100% naturais e sem conservantes, as sopas são cozidas a vapor com a técnica sous-vide. Os produtos da Verdureira estão disponíveis em mais de 350 supermercados e hortifrutis do país. Com a nova linha, a empresa espera obter um aumento de 13% nas vendas.
Fabiana Schaeffer fala sobre criatividade e igualdade em Cannes
Fabiana Schaeffer, CEO da Netza Martech Agency e cofundadora da Netza&CO, foi um dos destaques do painel “Criatividade e Igualdade Moonshot” no maior evento de criatividade e comunicação do mundo, em Cannes. Com mais de 20 anos de experiência no setor publicitário e membro do Pacto Global da ONU, Fabiana abordou o papel das indústrias criativas na capacitação de mulheres, a influência cultural na colaboração criativa feminina, e estratégias para integrar diversidade cultural e perspectivas femininas. O painel é organizado pela World Woman Foundation, que visa capacitar 1 milhão de mulheres até 2030.
Camila Vieira será destaque em evento com mais de 9 mil mulheres em SP
Escritora, mentora de mulheres, empresária e vice-presidente da Febracis, a maior escola de negócios e inteligência emocional do país, Camila Vieira estará em São Paulo no próximo dia 29 de junho para participar do maior encontro de mulheres do Brasil: a Conferência de Mulheres Plenitude, que será realizado no Ginásio do Ibirapuera. A executiva, que impacta mais de 8 milhões de pessoas todos os meses em seu Instagram e já passou da marca de 7 milhões de visualizações em seu canal do YouTube, é especialista em desenvolvimento humano e referência em alta performance, destacando como é possível que mulheres de diferentes realidades possam se transformar e encontrar a plenitude em todas as áreas da vida por meio da gestão das emoções e da inteligência emocional.
Projeto Viva Pantanal participa do Pantanal Tech 2024
Nos dias 28 e 29 de junho, o Projeto Viva Pantanal marcará presença no Pantanal Tech, evento em Aquidauana focado em tecnologia e inovação no setor agropecuário. Fundado por Tatiana Scaff, uma influente e respeitada figura do mercado agro brasileiro, o projeto apresentará diversas soluções tecnológicas em seu estande. A participação do Viva Pantanal no evento tem como objetivo destacar a importância da sustentabilidade e da inovação no Pantanal, oferecendo aos visitantes oportunidades de conhecer tecnologias avançadas para a preservação e o desenvolvimento da região, além de destacar a cultura pantaneira e a força da região como um polo econômico do país.
Tecnologia
IA redefine a eficiência e rentabilidade do agronegócio brasileiro
Produção de alimentos precisa aumentar 60% até 2050, segundo a FAO (ONU)
Conforme estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), há uma necessidade de aumentar a produção de alimentos em 60% até 2050, tornando urgente a adoção de novas tecnologias para alimentar uma população crescente.
A agricultura está passando por uma revolução digital impulsionada pela tecnologia e, (é claro), pela inteligência artificial (IA). Empresas do agronegócio estão utilizando essas ferramentas inovadoras para enfrentar desafios críticos, aumentar a produtividade e garantir a sustentabilidade de suas operações.
A inteligência artificial está transformando a produção agrícola em todas as etapas, desde o plantio até a colheita. Para otimizar a produção e colher ainda mais frutos, empresas de agronegócio têm abraçado e investido em inovações tecnológicas, como a IA.
Benefícios econômicos da IA no agronegócio
Utilizando dados gerados pelos processos já utilizados de agricultura de precisão, a IA pode ajudar a aumentar a produtividade, redução de custos, e os algoritmos otimizam a aplicação de insumos agrícolas, reduzindo desperdícios.
“A IA ajuda a prever a demanda do mercado, por evitar o volume inadequado de aplicação de defensivos e outros insumos, e automatiza processos de seleção e classificação de produtos. Além disso, a análise de dados históricos permite prever eventos climáticos e oscilações de preço, ajudando produtores a proteger sua rentabilidade. Com este crescimento, o agronegócio brasileiro se torna mais eficiente e atrativo para investidores”, declara o especialista em dados e inovação e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Kenneth Corrêa.
Desafios do setor agrícola e as soluções de IA
O setor agrícola enfrenta desafios significativos, como a necessidade de aumentar a produtividade das lavouras, lidar com a imprevisibilidade das condições climáticas, a escassez de mão de obra e a volatilidade dos preços.
Segundo o especialista, ferramentas como a Agrotools utilizam IA e big data para monitorar lavouras e fornecer recomendações automatizadas, otimizando o uso de recursos como água e defensivos agrícolas.
5 exemplos de soluções de IA aplicadas ao agronegócio
Startups Strider: aplica a IA para avaliar o status da lavoura com base em imagens de satélite, eliminando a necessidade de amostragens manuais.
Grão Direto: ferramenta que acompanha em tempo real as variações do mercado de soja e milho, identificando tendências de demanda e precificação. Assim, o produtor consegue tomar melhores decisões de comercialização da safra.
Climatempo: usa a IA para gerar previsões meteorológicas locais e precisas para os agricultores.
Solinftec: proprietária do sistema que monitora o desempenho das máquinas em tempo real e um assistente virtual que processa dados de diversas fontes e envia recomendações para o celular do produtor.
Benson Hill: utiliza IA em seu processo de Pesquisa & Desenvolviento (P&D) para desenvolver novas variedades de sementes.
Esses exemplos mostram como a IA transforma dados em insights acionáveis para os produtores, facilitando a tomada de decisões e otimizando processos agrícolas. Ao transformar imagens de satélite em avaliações precisas da lavoura, acompanhar as variações do mercado em tempo real, prever condições climáticas com alta precisão, monitorar máquinas agrícolas e desenvolver novas sementes, a IA revoluciona o agronegócio.
Mas não são apenas as soluções individuais que estão mudando o cenário. As empresas e startups de tecnologia estão desempenhando um papel crucial nesse processo, criando um ecossistema inovador que impulsiona o setor agropecuário para um novo patamar.
Como as empresas e startups de tecnologia estão ajudando nesse cenário?
As empresas e startups de tecnologia estão ajudando a impulsionar a transformação digital dos processos do agronegócio ao integrar inteligência artificial (IA) em diversas operações agrícolas.
Um exemplo notável é um grande grupo multinacional sucroenergético, uma das maiores produtoras de açúcar e etanol do país. A empresa implementou o Centro de Operações Agroindustriais (COA), uma iniciativa interna desenvolvida com o suporte da Keyrus, multinacional líder em consultoria de inteligência de dados e transformação de negócios, para unificar suas áreas agrícola e industrial, prevendo uma economia de R$ 25 milhões por ano.
“A implementação de uma plataforma de dados robusta permitiu que o centro de operações tivesse acesso a informações em tempo real, facilitando a tomada de decisão e aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais”, afirma o Diretor da Keyrus, Rodrigo Cruz.
Cruz também afirma que a demanda por esses serviços dentro da multinacional tem se destacado. “A inteligência artificial pode ser aplicada, desde processos mais simples, como uma gestão de documentos ou uma assistente virtual, até projetos mais sofisticados onde a gente faz a leitura de imagens em tempo real para identificação de pragas”, pontua.
Para Kenneth, essa parceria exemplifica como a combinação de expertise tecnológica e conhecimento industrial pode resultar em ganhos significativos de eficiência e economia para o setor agrícola.
Segurança da informação na implementação da IA
Apesar dos benefícios, a efetivação da IA na agricultura levanta questões de segurança da informação. A privacidade e a segurança dos dados coletados e fornecidos aos modelos de inteligência artificial são preocupações críticas, assim como a propriedade e o controle sobre essas informações.
“Grandes empresas de tecnologia estão se tornando as ‘donas’ das plataformas de dados, levantando preocupações sobre a autonomia dos produtores. É necessário garantir que os dados dos produtores sejam protegidos contra uso indevido. Além disso, os modelos estão se tornando muito mais baratos de serem implementados, permitindo que pequenos e médios produtores tenham acesso às tecnologias”, acrescenta Corrêa.
De acordo com Kenneth, o futuro do agronegócio inclui o uso crescente de robôs e maquinários autônomos, integração com IoT e blockchain, e IA acessível para agricultores. No entanto, “produtores devem investir em educação e capacitação digital, coletar e organizar dados da fazenda, cultivar parcerias com startups e instituições de pesquisa, sem esquecer da importância da segurança dos dados. A colaboração e a inovação são chave para aproveitar ao máximo as vantagens da IA no agronegócio.” conclui.
Kenneth Corrêa
Especialista em dados, inteligência artificial e Metaverso. Professor de MBA da FGV, professor da Avado Learning, na Inglaterra, e palestrante TEDx. É Diretor de Estratégia da Agência 80 20 Marketing, que tem um time de 90 pessoas, e há 15 anos desenvolve e monitora projetos de marketing e tecnologia, atendendo empresas como AEGEA, Suzano e Mosaic Fertilizantes. Saiba mais: https://www.kennethcorrea.com.br/
Keyrus
A Keyrus é uma consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, dedicada a ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novos direcionadores de crescimento e competitividade. Colocamos a inovação no centro de nossas estratégias, apresentando propostas de valor baseadas numa combinação de cinco áreas principais e convergentes de especialização:
. Automação e inteligência artificial: fornecemos aos nossos clientes os meios para melhorar a produtividade e a precisão em todos os processos empresariais. Dessa forma, as empresas adquirem conhecimentos e podem tomar as melhores decisões.
. Experiência digital centrada no ser humano: a relação com os clientes e o envolvimento dos funcionários constituem dois dos maiores fatores de sucesso global do negócio. Ajudamos as empresas a imaginarem e criarem experiências digitais multimodais para alcançarem seus objetivos.
. Capacitação de dados e análises: os dados são inquestionavelmente a chave para o sucesso das empresas. Quando utilizados de forma inteligente, abrem oportunidades para enfrentar desafios presentes e futuros.
. Cloud e segurança: dados na nuvem e plataformas digitais têm potencial de rever a forma como os dados são traduzidos em valor, ao mesmo tempo que trazem escalabilidade e flexibilidade aos negócios.
. Transformação empresarial e inovação: para prosperar no ecossistema atual, as organizações precisam não apenas acelerar sua transformação digital, mas também adquirir competências para aumentar a adaptabilidade, resiliência e competitividade.
Presente em mais de 22 países em quatro continentes, o Grupo Keyrus conta com 3.000 colaboradores. Para saber mais, acesse keyrus.com/latam/pt e siga-nos no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/keyrus
Tecnologia
A IA generativa irá certamente lhe ajudar, porém serão necessários cuidados adicionais de cibersegurança
Incremento será necessário para integrar proteção a novas superfícies de ataque, como prompts ou camadas de orquestração
Ao analisar as principais tendências recentes de segurança cibernética e orientar as ações que os CISOs devem tomar para permitir uma jornada segura da inteligência artificial generativa em suas organizações, os especialistas que participaram do Gartner Security & Risk Management Summit, evento que aconteceu em Sydney, na Austrália, chamaram a atenção para o fato de que essa nova tecnologia exigirá cuidados adicionais e o desenvolvimento de novos recursos de segurança cibernética, podendo resultar em um aumento de até 15% no volume de investimentos em cibersegurança.
Ao falar sobre o assunto, o Analista Diretor Sênior do Gartner, Richard Addiscott, explicou que os CISOs devem atualizar as práticas de segurança de aplicativos e dados para integrar novas superfícies de ataque, como prompts ou camadas de orquestração, para instrumentar modelos de IA.
Para o Fernando Guimarães, Head da Stone Age, vertical de negócios de Crédito e Antifraude da TIVIT, a estimativa pode ser até conservadora à medida em que, além da necessidade de proteger aplicações que trabalham com IA generativa, existe uma tendência de que cada vez mais a IA Generativa seja integrada em ferramentas de combate aos fraudadores. Os benefícios da IA Generativa são inquestionáveis e com um potencial enorme de crescimento, no entanto, tais benefícios devem ser acompanhados com cuidados e investimentos de cyber segurança. “O resultado líquido será na maioria dos casos muito positivo, porém não existe almoço grátis”, afirma Guimarães.
Ele comenta que este movimento foi realizado pela própria Stone Age com a incorporação da solução de inteligência artificial generativa Athena, desenvolvida pela TIVIT nas suas soluções. No início de 2024, a tecnologia passou a ser oferecida como uma nova funcionalidade presente no Identify, produto focado na validação de identidade para processos de onboarding e vendas.
Lançada em dezembro do ano passado pela TIVIT, a Athena permite ao Identify realizar, entre outras coisas, a leitura inteligente dos dados de um contrato social em 30 segundos de forma automática. Além disso, extrair destes documentos informações estruturadas, as quais imediatamente se transformam em insights colaborativos para alimentar a esteira de dados que viabiliza uma tomada de decisão mais efetiva e rápida.
Guimarães comenta que a adoção da Athena confere à Identify novas funcionalidades que tornam a jornada de utilização da ferramenta muito mais completa. Na prática, de acordo com ele, agora a empresa tem uma versão 2.0 que consegue avançar no sentido da eficiência operacional, com a redução da intervenção manual, aumento da assertividade nas decisões, além de atuar na diminuição de custos, com a viabilidade de trabalhar com equipes de atendimento e análise menores.
“Acredito que este tipo de ganho possa ser disseminado por diversas outras soluções no mercado. Desta forma, considerando os benefícios trazidos pela IA Generativa para a cibersegurança, o aumento de investimentos para incrementar o uso dessa tecnologia se torna plenamente justificável”, conclui.
Uma alternativa para o uso da IA de forma mais segura, é utilizar soluções que sejam customizáveis para a necessidade da empresa. Segundo Daniel Galante, CCO e CPO da TIVIT a AI veio para tornar os processos e empresas mais ágeis, contudo, é preciso utilizar de maneira muito assertiva. “Imaginem um grande escritório de advocacia, que atende a importantes clientes e que todos os advogados ficam imputando dados dos clientes e dos processos em um ambiente 100% aberto, que pode se tornar público. Isso poderia gerar um grande problema tornando esses dados expostos para o público em geral. Uma alternativa para isso é usar uma AI Generativa que seja customizável, como a Athena por exemplo, em que o cliente pode selecionar quais serão as bases de consultas, tornar todos os dados expostos somente nos locais pré-determinados e com os acessos restritos a quem deva realmente ter. Essa é a melhor forma de utilizar a AI, trazendo o ganho de agilidade que ela possui, mas ao mesmo tempo a segurança necessária para um processo como este” afirma Galante.
Tecnologia
Como o Open Finance pode promover a democratização ao acesso bancário? Especialista comenta principais pontos
83% dos bancos estão priorizando a experiência do cliente como forma de diferenciação, diz pesquisa da Deloitte com Febraban
O Open Finance está transformando o setor financeiro, promovendo uma revolução na maneira como os serviços bancários são oferecidos e acessados. A democratização do acesso bancário, uma das principais promessas do Open Finance, tem o potencial de incluir milhões de pessoas no sistema financeiro, oferecendo a elas novas oportunidades, benefícios e serviços mais personalizados.
Esse movimento de transformação também é evidenciado na pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, realizada pela Deloitte e Febraban, que revela que 83% dos bancos estão priorizando a experiência do cliente como forma de diferenciação e direcionando os investimentos em tecnologia para este propósito. Este dado demonstra como o foco na experiência do cliente está se tornando pauta central na estratégia dos bancos, impulsionado pelo avanço do Open Finance.
Segundo o CEO da Lina Open X, Alan Mareines, à medida que o conceito e os benefícios do Open Finance são entendidos, cresce a disposição dos brasileiros em compartilhar seus dados financeiros. Isso se reflete no rápido crescimento do Open Finance no Brasil.
Para entender como essa ferramenta, que consolida todas as informações financeiras em um só lugar, democratiza o setor bancário, consultamos o especialista Alan Mareines, que destacou os principais pontos.
Open Finance democratiza o setor financeiro de quatro formas:
1) Inclusão financeira: para Alan, o Open Finance pode reduzir barreiras de entrada para indivíduos que tradicionalmente não têm acesso aos serviços bancários. “Com a capacidade de compartilhar dados financeiros, instituições menores e fintechs podem oferecer produtos e serviços personalizados, muitas vezes com taxas mais baixas e menos burocracia. Isso beneficia especialmente as populações de baixa renda e aquelas em áreas remotas”, comenta.
2) Transparência e competição: com o compartilhamento de dados, os consumidores têm a possibilidade de comparar mais facilmente os serviços e taxas oferecidos por diferentes instituições. Isso aumenta a competição entre bancos e fintechs, incentivando a melhoria dos serviços e a redução de custos, tornando-os mais acessíveis.
“Em paralelo, quanto mais informações o sistema possui, a partir do histórico financeiro do cliente, mais personalização o Open Finance tem a oferecer, enviando com mais precisão as ofertas de crédito ou de produtos que de fato fazem sentido para o cliente. Esse é um dos grandes diferenciais do sistema”, analisa o CEO.
3) Inovação em serviços financeiros: Mareines observa que o ambiente de Open Finance estimula a inovação, permitindo que novas empresas desenvolvam soluções financeiras criativas e eficazes. “Essas inovações podem incluir desde aplicativos de gestão financeira até novos modelos de crédito, adaptados às necessidades específicas de diferentes segmentos da população”, afirma.
4) Educação e conscientização financeira: ao facilitar o acesso a informações financeiras, o Open Finance também pode desempenhar um papel importante na educação financeira dos consumidores. “Com mais informações à disposição, as pessoas podem tomar decisões mais informadas sobre suas finanças, o que é crucial para a inclusão financeira sustentável”, declara Alan.
Para o CEO, são inúmeras as possibilidades que o Open Finance proporciona aos usuários. “Com a sua adesão feita diretamente pelos aplicativos de bancos, as pessoas podem visualizar o saldo de outras instituições financeiras e receber avisos sobre o cheque especial, por exemplo. Podem também receber recomendações de investimentos mais rentáveis e ofertas de crédito e financiamentos com taxas mais atraentes”, pontua.
Desafios da democratização
Embora o potencial do Open Finance para democratizar o acesso bancário seja significativo, existem desafios a serem superados. A segurança dos dados é uma preocupação central, pois o compartilhamento de informações sensíveis exige robustas medidas de proteção e regulamentações rigorosas. Além disso, é essencial garantir que todos os participantes, especialmente os consumidores, compreendam como seus dados estão sendo utilizados e os benefícios que isso traz.
É importante deixar claro que a segurança é uma prioridade no Open Finance. “O sistema utiliza protocolos robustos de segurança e criptografia para proteger os dados dos usuários. Além disso, as instituições participantes devem seguir rigorosos padrões regulatórios estabelecidos pelo Banco Central, garantindo a privacidade e a proteção das informações dos consumidores”, conclui Mareines.
A implementação do Open Finance já é uma realidade e o seu sucesso na totalidade depende de um esforço conjunto entre instituições financeiras, reguladores e consumidores. Ao democratizar o acesso, promovendo a inclusão, a transparência, a inovação e a educação financeira, o Open Finance transformará a vida de milhões de pessoas, oferecendo-lhes acesso a serviços financeiros de qualidade. Somente assim será possível criar um sistema financeiro mais abrangente, completo e acessível para todos.
Lina Open
A Lina nasceu com o objetivo de construir soluções tecnológicas para apoiar instituições financeiras e seguradoras brasileiras em todas as necessidades relacionadas ao ecossistema de compartilhamento de dados e serviços do Open Finance. A empresa, que começou seus trabalhos no Open Banking, já é líder no Open Insurance e se consolidou como um dos mais importantes provedores de Open Finance do mercado brasileiro, sendo o parceiro estratégico de importantes instituições como B3, RTM e TecBan. Saiba mais: https://linaopenx.com.br/