Música
Composição de carioca se transforma em carimbó na voz de Márcio Moreira
Clipe da canção passeia por cartões postais de Belém e promove a inclusão
Ao propor uma reflexão sobre o movimento do tempo e o pensamento humano, “Areia”, novo single de Márcio Moreira, que chega às plataformas de música nesta sexta, 19, é uma composição do carioca Ricardo Rocha que, com produção musical de Luiz Lopez, influenciada pela sonoridade Latino-Amazônica de Márcio, transformou-se em um carimbó para não deixar ninguém parado.
Nascida com uma pegada de características da vanguarda paulistana, como Luiz Tatit ou Itamar Assumpção, “Areia” celebra um novo tempo do compositor Ricardo Rocha, que através da Labidad Music, tem visto sua obra revisitada por artistas independentes contemporâneos. “Areia” nasceu como uma reflexão sobre a mutabilidade e a transitoriedade das coisas. “Como bom aquariano, quis retratar a inconstância e mutação das coisas, notadamente nos relacionamentos que “vão e vêm” (como a maré). Usei a areia como símbolo da passagem do tempo (imaginando uma ampulheta) e, também como representação da máxima: “o tempo não existe”, pelo gesto de jogar a areia no vento. Também tentei retratar a mutabilidade das coisas pela representação do castelo também feito de areia, com sua fragilidade diante da maré. A intenção foi de mostrar o ciclo da vida e a consideração de que nada é eterno, com a “maré (vida)” indo e vindo sendo capaz de modificar tudo. Fiz a música em dois acordes justamente para simbolizar o “vai e vem”, revela Ricardo.
Para Márcio, o novo single é um presente pessoal. “Essa liberdade que o Ricardo nos deu para recriarmos a sua obra à nossa maneira tornou ainda mais fértil a nossa imaginação e nos fez nos aproximarmos do carimbó amazônico sem qualquer pudor”, comenta o cantor.
Antes de “Areia”, o cantor Mario Vitor deu voz à “Ondas nas Pedras”, outra obra de Ricardo Rocha, dessa vez trazendo elementos mineiros que remetem à movimentos como Clube da Esquina, que marcou a MPB no início dos anos 1970 com nomes como Lô Borges, Milton Nascimento entre outros.
A relação do compositor com Belém não é nova. Tendo familiares na cidade das Mangueiras, Ricardo encontra na Cidade belezas que têm grande afinidade com sua obra “Conheço e quase já fui morar em Belém, há alguns anos. Infelizmente, não consegui acertar todos os detalhes para a transferência. Tenho parentes muito queridos aí nesta linda cidade. Espero ir aí novamente, assim que for possível”, destaca o compositor de “Areia”, que revela ainda a felicidade de ter visto sua canção nesta nova versão: “Foi maravilhoso ouvir essa versão feita por artistas tão talentosos que me foram apresentados por meu querido amigo João Galdino (que também participou da produção). A versão cantada pelo Márcio Moreira recriou a música, dando uma roupagem que trouxe mais um elemento interpretativo do sentido da letra, com o “movimento não lento” de um ritmo que eu adoro, que é o carimbó. Fiquei extremamente honrado de ter essas feras na produção. Talento e sensibilidade pura, sem contar a voz, interpretação e alto astral do Márcio. Uma coisa que também me agradou e sensibilizou demais foi a possibilidade de fazer um videoclipe inclusivo. Quando o Márcio comentou sobre essa possibilidade, aceitei na hora. Estou realizado. “Zerei a vida”, finaliza.
Clipe Inclusivo
Além da canção disponível em todas as plataformas de áudio, “Areia” também ganhou um lindo videoclipe dirigido por Igor Reys, da Groove Music, produtora local que traduziu em imagem os versos de Ricardo e que contou com um casal da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -APAE, com Síndrome de Down, Gabriel Rolim e Thamires Dias. “É a primeira vez que gravo um carimbó, então vi a oportunidade de registrar os cartões postais da minha cidade para que o povo que nunca veio à Belém possa conhecer um pouco mais das Belezas da nossa cidade e a inclusão tem sido uma marca muito importante do meu trabalho. Então tive a ideia de convidarmos o Gabriel e a Thamires, que já se soltaram no palco do meu último show em Belém, para fazer parte deste trabalho e, graças a APAE, esse desejo se tornou realidade”, descreve Moreira.
Além de Gabriel e Thamires, o clipe conta com todo o gingado e talento da Companhia de Dança Folclórica “Trilhas da Amazônia”, com os casais Fernando Alves e Taynara Garcia e Elzir Cruz e Andreza Ramos. “A energia e o domínio da nossa cultura que esses bailarinos carregam é realmente encantadora, não tem outra palavra. Os cenários que escolhemos ganharam ainda mais magia com toda a capacidade de mexer o corpo ao som do Carimbó que esses artistas brilhantes têm”, finaliza o cantor.
Serviço:
Lançamento – “Areia” de Márcio Moreira
Selo – Labidad Music
https://labidad.lnk.to/Areia
https://www.youtube.com/@omarciomoreira
Saiba mais sobre Márcio Moreira através do site:
https://omarciomoreira.com.br/#home
Ou pelo Instagram:
https://www.instagram.com/omarciomoreira/
Música
The Smile lança os singles “Foreign Spies” e “Zero Sum”
- TAMBÉM ANUNCIA O NOVO ÁLBUM CUTOUTS PARA 4 DE OUTUBRO – ENCOMENDE AQUI
- ASSISTA AOS VIDEOCLIPES DE “FOREIGN SPIES” E “ZERO SUM”
Escute aqui.
The Smile anunciou hoje os detalhes de seu novo álbum intitulado Cutouts, com lançamento marcado para o dia 4 de outubro via XL Recordings. Duas novas faixas do álbum foram lançadas hoje: “Foreign Spies” e “Zero Sum”, com seu videoclipe dirigido por Weirdcore. “Don’t Get Me Started” e “The Slip” estrearam no início deste mês via um single de edição limitada de 2 faixas em vinil de 12 polegadas, disponível em lojas de discos ao redor do mundo.
O trio — Thom Yorke, Jonny Greenwood e Tom Skinner — estreou várias músicas do álbum Cutouts durante a turnê do The Smile pelo Reino Unido em março. Cutouts contém 10 novas faixas e foi produzido por Sam Petts-Davies. Este é o terceiro álbum de estúdio da banda, após o lançamento de Wall of Eyes, em janeiro e o álbum de estreia do trio em 2022, A Light For Attracting Attention. Cutouts foi gravado em Oxford e nos Estúdios Abbey Road durante o mesmo período em que Wall of Eyes. O álbum conta com arranjos de cordas da London Contemporary Orchestra, e a arte do álbum foi pintada durante o processo de gravação por Stanley Donwood e Thom Yorke.
Este é o segundo lançamento de um álbum de estúdio do The Smile em menos de um ano. Em janeiro, Wall of Eyesalcançou a 3ª posição nas paradas de álbuns do Reino Unido, sendo considerado o “melhor álbum do ano até agora” por Pitchfork, The Needle Drop, Consequence, Brooklyn Vegan, Treblezine e Spin.
Fora do The Smile, Thom Yorke lançou a trilha sonora original para o filme de Daniele Luchetti, Confidenza e anunciou datas de turnê na Nova Zelândia, Austrália, Singapura e Japão. Jonny Greenwood estreou um novo trabalho X Years of Reverb na Capela Octagon de 268 anos em Norwich e está compondo a trilha sonora do próximo filme de Paul Thomas Anderson, The Battle of Baktan Cross. Tom Skinner lançou Voices of Bishara Live at ‘mu’ e está participando do circuito de festivais de jazz de verão para apresentar sua própria música solo.
Encomende Cutouts aqui. Formatos disponíveis incluem: vinil preto padrão, CD, edição limitada em vinil branco nas lojas independentes, e edição limitada em cassete roxa disponível na W.A.S.T.E.
Capa de Cutouts
The Smile online:
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Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes:
Música
Kim Gordon e model home se unem em “razzamatazz”
Foto: Meghan Raham
- ASSISTA AO VIDEOCLIPE DA CANÇÃO AQUI
- THE COLLECTIVE, SEGUNDO ÁLBUM SOLO DE KIM GORDON, JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS
Escute aqui.
Continuando sua notável série de lançamentos inovadores este ano, incluindo seu amplamente elogiado álbum The Collective e mais recentemente “ECRP”, Kim Gordon continua sua colaboração contínua com Justin Raisen (The Collective, No Home Record) e se junta ao grupo experimental, model home, para “razzamatazz”, uma faixa eletrônica com sub-bass pulsante e sonoridades rotativas abaixo do icônico canto de Gordon. A faixa é acompanhada por um videoclipe feito por p cain do model home.
model home é um duo experimental composto pelos artistas de Washington DC, Nappy Nappa e p cain. Eles são conhecidos por sua abordagem livre e improvisacional ao som e à colaboração.
Esta semana, Gordon retorna aos EUA para uma série de datas como headliner. Ela fará paradas em Vancouver, Portland, Seattle, Pioneertown, Tucson, e se apresentará no Bumbershoot Festival, Ohana Festival e FORM Festival antes de seguir para a Europa para mais datas no final deste ano. Para um itinerário completo e mais informações, visite kimaltheagordon.com.
No início deste ano, Gordon lançou seu segundo álbum solo The Collective, aclamado pela crítica, com a Vulture e Pitchfork colocando-o como um dos melhores álbuns do ano. Gordon também fez sua estreia explosiva na televisão noturna solo, apresentando “BYE BYE” no Jimmy Kimmel Live!; assista à performance AQUI.
Elogios para The Collective:
“Os ritmos ousados e a guitarra improvisada do novo álbum são marcas de uma radical ao longo da vida, ainda no auge de seus poderes.” – THE NEW YORKER
“Gordon aborda o microfone como uma poeta da vida moderna, oferecendo vocais abstratos que falam tanto da banalidade quanto da volatilidade do nosso mundo.” – THE NEW YORK TIMES
“Vicioso e brilhante… um redemoinho de pensamentos mundanos, piadas e flashes de pura raiva misturados em uma neblina pesada e inquietante… poucos estão melhor equipados do que Gordon — que aos 70 anos ainda é mais legal, perspicaz e destemida do que a maioria — para nos guiar através disso” – PITCHFORK
“Por turnos surpreendentes e desconcertantes, ouvir as músicas radicalmente inventivas de Gordon neste álbum soa como uma destilação apropriada do que é viver agora” – NPR
“Este álbum é um ato de mutação de legado. A ideia é obliterar a marca. A menos que, para uma heroína da contracultura como Gordon, obliterar a marca seja, de fato, a marca.” – THE WASHINGTON POST
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Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
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Música
Marília Tavares atinge mais de 40 milhões de streams no Spotify com o álbum “Maturidade Deluxe”
Atualmente, Marília Tavares atingiu a marca de mais de 40 milhões de streams no Spotify com o Álbum “Maturidade Deluxe”, que tem se destacado em diversas regiões do Brasil.
Gravado em março deste ano em Goiânia, “Maturidade Deluxe” é fruto do DVD que capturou o talento de Marília Tavares ao vivo. O título “Maturidade” reflete o crescimento pessoal e artístico da cantora, destacando a evolução de suas composições e a profundidade de suas interpretações.
Marília Tavares é gerenciada pelo escritório musical Duettos, sob a liderança de Toninho Duettos . Reconhecido no meio musical, Toninho desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da carreira de Marília, contribuindo com sua vasta experiência e visão estratégica. Sua parceria com Marília tem sido crucial para seu crescimento artístico e sucesso contínuo no cenário sertanejo.
Chamada de diamante de Roraima pelos fãs roraimenses, Marília Tavares se tornou um fenômeno nacional em outubro do ano passado.
Com voz marcante e uma performance em que parecia viver as letras das músicas, ela acumulou, em poucos meses, 150 milhões de visualizações na redes sociais. À época, a cantora tinha apenas 17 anos.