Ciência
Buraco negro de massa estelar ‘adormecido’ é descoberto
Um tipo elusivo de buraco negro foi descoberto pela primeira vez em uma galáxia vizinha, de acordo com um novo estudo baseado em observações do Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul (ESO).
Buracos negros de massa estelar adormecidos, que se formam quando estrelas massivas chegam ao fim de suas vidas, são particularmente difíceis de detectar, pois não interagem muito com o ambiente.
Isso ocorre porque, ao contrário da maioria dos buracos negros, os adormecidos não emitem altos níveis de radiação de raios-X.
Embora pensado para ser um fenômeno cósmico bastante comum, esse tipo de buraco negro anteriormente não havia sido “inequivocamente detectado fora de nossa galáxia“, de acordo com a equipe de pesquisadores americanos e europeus envolvidos no estudo.
O buraco negro recém-detectado, chamado VFTS 243, tem pelo menos nove vezes a massa do nosso Sol e orbita uma estrela azul e quente com 25 vezes a massa do Sol, tornando-o parte de um sistema binário.
“É incrível que quase não saibamos de buracos negros adormecidos, dado o quão comuns os astrônomos acreditam que sejam”, disse o coautor do estudo Pablo Marchant, astrônomo da KU Leuven, uma universidade na Bélgica, em um comunicado à imprensa.
A pesquisa foi publicada na revista científica Nature Astronomy nesta segunda-feira (18).
Processo de eliminação
Para encontrar o buraco negro, que não pode ser observado diretamente, os astrônomos analisaram 1.000 estrelas massivas (cada uma pesando pelo menos oito vezes a massa do sol) na região da Nebulosa da Tarântula da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia próxima à Via Láctea.
A descoberta foi feita por um processo de eliminação, disse o coautor Tomer Shenar, que trabalhava na KU Leuven, na Bélgica, quando o estudo começou e agora é bolsista Marie-Curie na Universidade de Amsterdã, na Holanda.
Primeiro, os pesquisadores identificaram as estrelas que faziam parte de sistemas binários — estrelas se movendo em torno de um companheiro cósmico.
Em seguida, eles procuraram sistemas binários onde o companheiro não era visível, e uma análise cuidadosa acabou revelando que o VFTS 243 era um buraco negro adormecido, explicou ele por e-mail.
“O que vemos aqui é uma estrela, pesando cerca de 25 vezes a massa do nosso Sol, movendo-se periodicamente (a cada 10 dias ou mais) em torno de algo ‘invisível’, que não podemos ver nos dados”, disse Shenar.
“A análise nos diz que essa outra ‘coisa’ deve ser pelo menos 9 vezes mais massiva que o nosso Sol. A parte principal da análise é a eliminação: o que pode pesar nove massas solares e não emitir nenhuma luz? Um buraco negro é a única possibilidade que nos resta (isto, ou um alienígena gordo e invisível).”
“Pode haver mais lá, mas apenas para este podemos mostrar a presença de um buraco negro de forma inequívoca”, disse Shenar.
O buraco negro foi encontrado após seis anos de observações do instrumento Fiber Large Array Multi Element Spectrograph (Flames) montado no Very Large Telescope do ESO. O Flames permite que os astrônomos observem mais de uma centena de objetos ao mesmo tempo.
Polícia do buraco negro
Alguns dos 40 autores do estudo são conhecidos nos círculos de astronomia como a polícia dos buracos negros, de acordo com o comunicado de imprensa, porque desmascararam várias outras descobertas de outros buracos negros.
O artigo disse que mais de 10 descobertas de sistemas binários de buracos negros nos últimos dois anos foram contestadas. No entanto, eles estavam confiantes de que sua descoberta não era um “alarme falso”.
“Sabemos quais são os desafios e fizemos tudo ao nosso alcance para descartar todas as outras opções”, disse Shenar.
A equipe de pesquisa disse que convidou o escrutínio de suas últimas descobertas.
“Na ciência, você está sempre certo até que alguém prove que você está errado, e não posso saber se isso nunca aconteceria — só sei que nenhum de nós pode detectar uma falha na análise”, disse Shenar.
Brasil
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo
Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.
Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.
Em que situações é decretado o estado de sítio?
O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:
Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.
Celebridades
“A Grande Conquista 2”: conheça Heitor Ximenes, um dos grandes destaque da edição
O digital influencer Heitor Ximenes celebra o ano de 2024 repleto de conquistas e diversos projetos a serem concretizados, um deles o convite para o reality “A Grande Conquista” na Record Tv.
Atualmente, o seu perfil no Instagram apresenta uma novidade chamada de “Hora do Ximenes”, um programa de entrevistas descontraídas com cantores, influencers e celebridades. Um dos convidados de destaque foi o Tarcisio do Acordeon, que fez muito sucesso.
A RECORD estreiou nesta segunda-feira (22) a segunda temporada de A Grande Conquista. O reality apresentado por Rachel Sheherazade confina 100 participantes em uma vila, que disputam o prêmio de R$ 1 milhão.
Brasil
Ketlyn Tayná canta sobre glorificar a Deus em meio aos desafios no single “A Ti a Honra”
A cantora Ketlyn Tayná lançou nesta sexta-feira, 25 de agosto, o single “A Ti a Honra”. A canção expressa claramente que Deus está sempre no controle absoluto de todas as coisas, mesmo quando passamos por tempos de grande dificuldade. A nova música apresenta alívio para quem está lutando contra os desafios da vida. “A Ti a Honra” pode ser conferida agora mesmo em todas as plataformas digitais: https://onerpm.link/a_ti_a_honra
“Devemos relembrar a crucificação e o amor incondicional que Jesus demonstrou por nós. Ele venceu e hoje podemos proclamar com profunda gratidão toda a honra e glória que Ele merece”, coloca a cantora Ketlyn Tayná, que ainda comenta: “Este single tem um significado profundo e pessoal. Sei que Jesus está sempre do meu lado”, pontua a artista que passou por desafios internos nos últimos meses.
“Ao refletir sobre essa canção, podemos ter a sólida convicção de que Jesus está ao nosso lado, a cada passo do caminho. Assim como Ele passou pelo processo de forma silenciosa, sem reclamações, sei que nós também podemos vencer como Cristo venceu. Tudo repousa nas mãos dEle”, diz sobre o single que tem composição assinada por Elias Souza e Bigair dy Jaime.
Escrita em noites de insônia
O single “A Ti a Honra” não foi fácil de ser escrito. O compositor Elias Souza conta que a canção foi forjada durante um período desafiador de sua vida. Ele enfrentou dificuldades que pareciam insuperáveis e uma delas foram as noites de insônia.
“A vontade de dormir só chegava quando o dia amanhecia. Mas, em uma noite, em um momento de intensa emoção, fui tocado pela lembrança de que o choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Essa mensagem me impulsionou tanta gratidão que comecei a escrever”, coloca Elias Souza, que chegou a compartilhar o trabalho com seu produtor, que adicionou piano à melodia. A colaboração terminou em uma composição completa.
Glorificando durante o processo
Para Ketlyn Tayná, o single “A Ti a Honra” irá impactar muitas vidas. “Oro para que essa canção alcance a lembrança de todos os ouvintes e expresse sobre a presença de um salvador, advogado e pai cuidadoso. Mesmo quando as circunstâncias parecem caóticas, Deus nos convoca a continuar glorificando, confiantes de que todas as coisas estão sob o Seu controle”, diz.
Categorizada como um pop/worship, o estilo musical do single produzido e lançado pela gravadora Rede Music, foi escolhido com base na profunda conexão que as pessoas em geral sentem com essa estética musical. Ketlyn acredita que esse estilo é uma via pela qual Deus se comunica de maneira especial com o seu coração.
Conheça a cantora Ketlyn Tayná
A história de Ketlyn Tayná, na música, teve início quando ela começou a cantar na igreja ao lado de sua irmã, ainda na infância. Com o passar do tempo, a artista participou do concurso Canta Campinas e saiu vitoriosa. A partir desse ponto, as portas se abriram para a gravação com a Rede Music, onde permanece até hoje. Para Ketlyn, sua jornada na música não é apenas uma carreira, mas sim um chamado e um projeto de vida.
Essa trajetória representa a realização de um sonho que foi possível graças à intervenção de Deus. Ketlyn sempre nutriu o desejo de ter uma carreira musical, embora acreditasse que tal oportunidade nunca viria. Sua mensagem é de encorajamento: manter o coração em Deus, pois é Ele quem cuida de tudo.
Ouça o single “A Ti a Honra” nas plataformas digitais:
Acompanhe o ministério de Ketlyn Tayná no Instagram:
https://www.instagram.com/ketlyn_tayna/
Confira outros lançamentos da gravadora Rede Music: