Cultura
Ministério Da Cultura E Bradesco Seguros Apresentam “Ninguém Dirá Que É Tarde Demais”, Espetáculo Protagonizado Por Arlete Salles E Edwin Luisi, Chega A Recife Para 3 Únicas Apresentações
O ESPETÁCULO É UMA CRIAÇÃO ORIGINAL DOS PRODUTORES ROSE DALNEY, TÚLIO RIVADÁVIA E MARCIO SAM, COM DIREÇÃO DE AMIR HADDAD E SE APRESENTARÁ NO TEATRO DO PARQUE NOS DIAS 20, 21 E 22 DE SETEMBRO. OS INGRESSOS JÁ ESTÃO À VENDA PELO SITE SYMPLA.COM.BR, E CUSTAM À PARTIR DE R$ 19,50.
Após protagonizar a novela da Globo “Família É Tudo”, Arlete Salles volta às ribaltas em turnê com o espetáculo “NINGUÉM DIRÁ QUE É TARDE DEMAIS”.
Depois de realizar temporadas de sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro e tour por algumas cidades do país, o espetáculo retorna aos palcos para uma turnê por 10 cidades inéditas junto de seu filho Alexandre Barbalho, seu neto Pedro Medina e em par romântico com o celebrado ator Edwin Luisi, sob a direção de Amir Haddad.
O texto é do neto de Arlete, Pedro Medina, com quem também contracena na comédia. Além de Pedro, o filho de Arlete – Alexandre Barbalho – e o amigo e premiado Edwin Luisi também estarão em cena, que junto de Arlete forma o casal protagonista do espetáculo
Sucesso de público, visto por mais de 300 mil pessoas nas temporadas presenciais e online, o espetáculo tem emocionado a plateia por onde passa. Com uma temática sensível, a peça aborda o amor na terceira idade tendo como pano de fundo o isolamento social durante a pandemia de COVID-19. De forma leve e cômica o jogo cênico proposto na encenação de Amir Haddad reforça e abre espaço para atuações marcantes do casal protagonista composto pelo celebrado Edwin Luisi que acumula diversos prêmios em teatro durante seus mais de 50 anos de carreira: “O que me fez entrar nessa peça? A qualidade do texto; Amir Haddad, como diretor; e trabalhar com a família da Arlete. Estou contracenando com ela, o filho e o neto. Sou o intruso, rs. Mas fui lindamente acolhido”, conta Edwin.
A direção é de Amir Haddad, outro grande parceiro de Arlete. Os dois trabalharam há 35 anos na peça ‘Felisberto e o Café’. “Estou navegando em sentimentos diversos e emoções fortes. Sinto muita felicidade e admiração em ver o meu neto se aproximando dessa profissão, crescendo de forma potente. Não apresentaria meu neto como dramaturgo, se não tivesse confiança no talento dele”, conta Arlete.
“Gosto de fazer um teatro esclarecedor. O teatro tem a função de iluminar as pessoas. E digo para todos: ninguém dirá que é tarde demais para coisa alguma. Sempre é o momento de colocar em prática o desejo”, elucida, aos 87 anos, um dos diretores mais premiados e mais presentes na cena brasileira, Amir Haddad.
O título da comédia ‘Ninguém Dirá Que é Tarde Demais’, apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, foi inspirado na canção o Último Romance, da banda Los Hermanos. O autor Pedro Medina conta a história de Luiza (Arlete Salles) e de Felipe (Edwin Luisi). Por causa da pandemia, Luiza recebe, em casa, o neto Márcio (Pedro Medina). Paralelo a esta trama, Felipe, por problemas financeiros, vai morar com o filho Mauro (Alexandre Barbalho). Luiza e Felipe são vizinhos de prédios diferentes, com paredes grudadas, e estão muito sensíveis às questões da Covid-19, às questões financeiras, aos problemas domésticos e começam a implicar um com o outro sem saber a identidade de cada um. Até que um dia os dois, com máscara e álcool gel, vão rapidamente à rua, se encontram sem saber que são vizinhos. Com muita leveza, humor e dando a dimensão da solidão desses dois septuagenários, a comédia ratifica NINGUÉM DIRÁ QUE É TARDE DEMAIS. “Ainda não elaboramos todas as perdas que a pandemia provocou, mas entender o que já passou e o que ainda estamos vivendo, através da perspectiva do humor, da tolerância e do amor é a proposta da minha comédia”, detalha Pedro Medina.
“Eu e Arlete somos amigos há anos. Fizemos um trabalho há 35 anos e nunca mais nos separamos. Pedro e Alexandre trabalharam muito comigo no Tá Na Rua”, revela Amir Haddad. “Apesar de 50 anos de carreira, nunca trabalhei com o Amir, nem o conhecia pessoalmente, mas sempre o admirei. Decidi participar deste espetáculo porque senti que estou fazendo parte da história de uma família, conta Edwin. Juntos, Amir, Arlete e Edwin somam mais de 160 anos de trajetória artística.
Outro parente participa da peça. Enteado de Arlete, irmão de Alexandre e tio de Pedro, Lucio Mauro Filho assina a direção musical do espetáculo, junto com Máximo Cutrim. “Fiquei feliz demais com meu sobrinho me dando emprego, rs, e me trazendo para esse lugar quente e amoroso, que é trabalhar em família. Pedro inseriu a pandemia na dramaturgia, como pano de fundo para o momento que estávamos vivendo, foi um gol”, explica Lucinho.
Completam a ficha criativa: José Dias no cenário, Aurélio de Simoni na luz e Carol Lobato nos figurinos. Carol Lobato, figurinista da peça diz que as roupas são leves e divertidas, como a direção do Amir e completa: “Como a peça se passa durante a pandemia, pensei num figurino único para cada ator. Afinal, mesmo com a passagem de tempo, durante o período de quarentena, todos os dias pareciam iguais”.
Segundo o iluminador Aurélio de Simoni, a luz não terá excessos de movimentos, “tenho o objetivo de sublinhar as interpretações dos atores, sem que a percepção do nosso público seja estimulada de forma excessiva. Gosto sempre de frisar que iluminar não é sinônimo de clarear”.
José Dias, que assina a cenografia, não poetiza as cenas, “a palavra tem potência grande, permitindo ao público uma leitura objetiva com visual simples, funcional e teatral”, esmiúça Dias.
“Eu queria muito a oportunidade de ter um trabalho no teatro com a minha avó, de ser colega de cena de Arlete Salles. Levei um texto para Rose, mas ela já tinha um outro projeto. Resolvemos juntar uma ideia com a outra e surgiu: Ninguém Dirá Que É Tarde Demais”, revela Pedro Medina.
“Eu e meus sócios produtores e parceiros – Marcio Sam e Túlio Rivadávia – queríamos encenar um espetáculo que retratasse o amor na terceira idade. O Túlio, ouvindo a música ‘Último Romance’, encontrou um fio condutor para o projeto. Na mesma época, o Pedro me ligou dizendo que gostaria de fazer um espetáculo com a avó e o pai dele. Juntamos às vontades de Pedro trabalhar com a família, com a nossa de falar de amor na terceira idade.”, detalha Rose Dalney, que em parceria com os produtores Márcio Sam e Túlio Rivadávia, assinam a realização e idealização de “Ninguém Dirá Que é Tarde Demais”.
“Minha avó é uma colega de cena fantástica. Uma atriz que admiro muito. Tem sido muito bom estar com ela. E meu pai é aquela segurança. Sempre troquei com ele minhas questões relacionadas ao texto. Um privilégio no meio de uma pandemia conseguir iniciar um projeto desse com minha avó e meu pai. Sou muito grato aos produtores pelo convite e estou muito feliz de poder mostrar meu trabalho como dramaturgo”, esclarece Medina.
O teatro proporciona uma intimidade muito grande durante o processo criativo. Alexandre Barbalho diz que no caso dele: “tem a admiração e tem a crítica diferenciada que vem de duas pessoas muito amadas, meu filho e minha mãe. Viver isso tem sido muito saboroso e desafiador”.
“Acho normal que o filho queira seguir a carreira dos pais. Sabíamos que um dia aconteceria o encontro, mas não sabíamos quando nem como. Acabou que não partiu de mim esse movimento. Foi meu neto, com uma completude maravilhosa, porque ele não veio só ficar comigo no palco como ator, ele veio também como autor, com o texto. Vou interpretar o texto do meu neto”, finaliza, orgulhosa, Arlete Salles.
FICHA TÉCNICA
Texto: Pedro Medina
Diretor Artístico: Amir Haddad
Diretor Musical: Lúcio Mauro Filho e Máximo Cutrim
Elenco: Arlete Salles, Edwin Luisi, Alexandre Barbalho e Pedro Medina
Cenógrafo: José Dias
Figurinista: Carol Lobato
Iluminador: Aurélio De Simoni
Cinematografia: Chamon Audiovisual
Produção Executiva: Sarah Alonso e Clayton Epfany
Produtores Associados e Idealização: Rose Dalney, Túlio Rivadávia e Marcio Sam
Realização: Rivadavia Comunicação, Miniatura 9 Produções e Religar Comunicações
Sobre o Circuito Cultural Bradesco Seguros
Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento dos capitais do conhecimento e do convívio social. Nesse sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas.
Dentre as atrações incentivadas destacam-se os musicais “Bibi – Uma vida em musical”, “Bem Sertanejo”, “LesMisérables”, “70 – Década do Divino Maravilhoso”, “Cinderella”, “O Fantasma da Ópera”, “A Cor Púrpura” e “Conserto para Dois”, além da “Série Dell’Arte Concertos Internacionais” e a exposição “Mickey 90 Anos”.
SERVIÇO – NINGUÉM DIRÁ QUE É TARDE DEMAIS
Local: Teatro do Parque
Endereço: Rua do Hospício 81, Boa Vista, Recife /PE – CEP 50060-080
Dias: 20, 21 e 22 de setembro 2024
Horário: Dias 20 e 21 (sexta e sábado) às 20h – Dia 22 (domingo) às 19h
Capacidade: 764 lugares para venda| 48 lugares para convidados do teatro
Ingressos: inteira R$ 160, |meia R$ 80,
• Lote popular: R$ 39,00 |R$ 19,50
* limitado em 152 ingressos nas ultimas filas da plateia e no balcão – camarotes
Vendas: SYMPLA
https://bileto.sympla.com.br/event/96935
* Loja Vagamundo – Shopping Boa Vista
*Ou na bilheteria do teatro nos dias das apresentações
Crédito das fotos: Guga Melgar
Cultura
Clássico da televisão, “O Cravo e a Rosa” ganha adaptação para o teatro
Com direção de Pedro Vasconcelos e protagonizado por Isabella Santoni e Dudu Azevedo, “O Cravo e a Rosa – O Espetáculo” estreia temporada nacional no Teatro Prio, no Rio de Janeiro
Uma das novelas mais amadas e marcantes da teledramaturgia brasileira, “O Cravo e a Rosa”, de Walcyr Carrasco, ganha adaptação inédita para o teatro. Com direção de Pedro Vasconcelos e direção de produção de Marcelo Faria, “O Cravo e a Rosa – O Espetáculo” faz sua estreia nacional no Teatro Prio, no Jockey Club da Gávea, em temporada de 06 de setembro a 27 de outubro, com sessões nas sextas e sábados às 20h e domingos, às 19h. Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla.
Se na televisão o casal protagonista foi interpretado por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis, nos palcos, Catarina e Petruchio ganharão vida com Isabella Santoni e Dudu Azevedo. O elenco também conta com João Camargo (como Batista), Catarina de Carvalho (como Bianca), Rosana Dias (como Mimosa), Marcello Gonçalves (como Seu Calixto), Carlos Félix (como Seu Etevaldo Praxedes, o cobrador) e John Garita (como Seu Venceslau Torres).
A montagem é apresentada e patrocinada pela Brasilcap, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da FV Produções e associação ao Grupo Globo. Após a temporada carioca, a peça passará por São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba.
A história
Ambientada na São Paulo do final da década de 1920, “O Cravo e a Rosa” conta a história do relacionamento tumultuado de Petruchio, um rude fazendeiro em dificuldades financeiras, e Catarina, uma temperamental jovem rica e feminista, conhecida pelo apelido de “fera” por afugentar seus pretendentes. Com o desenrolar de uma trama hilária e emocionante, ele precisa conquistá-la para pegar seu dote e pagar suas dívidas. No entanto, entre tapas e beijos, ambos se apaixonam perdidamente.
A obra é inspirada em “A Megera Domada”, uma das peças mais famosas do dramaturgo inglês William Shakespeare, e transporta o público para uma época em meio a questões importantes como o voto feminino e a igualdade de gênero, tema esse ainda relevante para o nosso país.
– O amor que nasce das diferenças, da aceitação do outro com suas características diversas, as dores humanas retidas em nossos corações que fazem a gente cair em ciladas emocionais e comportamentais. Vem daí o humor de Catarina e Petruchio. Comportamentos que sublimam nossa individualidade e causam conflitos de relações. A obra é leve, divertida, porém profunda na questão dos relacionamentos. Eu estou muito feliz por juntar em um único projeto duas das minhas grandes paixões profissionais: a novela e o teatro – conta o diretor Pedro Vasconcelos.
Fenômeno na telinha
Exibida de 2000 a 2001 com grande sucesso de audiência pela TV Globo, a novela é uma das mais reprisadas, seja pela emissora como pelo Canal Viva, conquistando diferentes gerações ao longo das últimas duas décadas, chegando inclusive a Portugal. Para se ter uma ideia do quanto ela foi arrebatadora, um único episódio chegou reunir mais de 50 milhões de espectadores simultaneamente. A produção também marcou a estreia de Walcyr Carrasco na Globo.
Walcyr Carrasco
Nascido no interior de São Paulo em 01 de dezembro de 1951, formou-se em jornalismo pela Universidade de São Paulo e atuou em vários órgãos importantes de imprensa. É autor de livros, peças de teatro, além de novelas e séries de televisão, a maior parte delas exibida pela Rede Globo. Recebeu o prêmio Jabuti pela tradução e adaptação de “Romeu e Julieta” para jovens. No teatro, ganhou o Prêmio Shell por “Êxtase”. Na televisão, entre muitos prêmios, destaca-se o Emmy, maior conquista do segmento no mundo, por “Verdades Secretas”, além de ser o autor de “O Cravo e a Rosa”, uma das novelas mais reprisadas da TV.
Equipe
Isabella Santoni
Iniciou a carreira de atriz em 2013, quando foi a protagonista Bel no longa-metragem “Visceral”. Em 2014, participou da série “As Canalhas” e protagonizou “Malhação Sonhos”, vivendo a lutadora Karina. Em 2016, interpretou Isabel, na minissérie “Ligações Perigosas”. Estreou no horário nobre como Leticia na novela “A Lei do Amor”, e fez a peça a “5ª Júlia”. Em 2018, voltou ao cinema como Rita em “Missão Cupido”, além de fazer a novela “Orgulho e Paixão” como Charlotte. Já em 22 fez a série “A Divisão”, do Globoplay, e “Dom”, da Amazon Prime Video.
– Temos um grande sucesso da televisão nas mãos, uma história que está na memória do público com muito carinho. É uma grande responsabilidade e oportunidade. Não pensei duas vezes em aceitar dar vida a Catarina Batista, que é uma personagem que mexe comigo. Primeiro, por ser inspirada na “Megera Domada”, mesmo arquétipo da Karina que fiz em “Malhação Sonhos”. Depois, por ser uma mulher à frente de seu tempo, ousada e fora dos ditos “padrões”. Estou completando 10 anos de carreira neste ano e voltar aos palcos, ainda mais com essa personagem, é me reconectar com o início de tudo – destaca a atriz.
Dudu Azevedo
Fez sua estreia aos 14 anos em um dos clássicos da TV dos anos 90: o seriado “Confissões de Adolescente”, dirigido pelo cineasta Daniel Filho. Dez anos depois, fez “Cazuza – O Tempo não Para”, protagoniza o filme “Odiquê?” e o longa “Pode Crer!”, se tornando um dos atores mais talentosos de sua geração. Após participar de diversas novelas e do seriado “JK”, debuta no horário nobre da Globo em 2008, na novela Duas Caras. Em 2011, protagoniza um dos episódios da série “Amor em Quatro Atos”. Já em 2016, assina um contrato com a TV Record e atua em “Os Dez Mandamentos” e “Jesus”, personagem marcante na sua carreira.
– Fazer no teatro um clássico da TV é desafiador e é também um precioso exercício de refinamento de boas escolhas. Está sendo novo, emocionante e surpreendente, como se fosse a primeira vez. Petruchio é um personagem saboroso e catártico, rico em muitos sentidos e um prato cheio para saborear com calma. Esse convite veio de amigos que eu amo, respeito e com quem quero estar junto. Encontro feliz! E fazer teatro é mágico. O palco é o lugar onde está a verdadeira essência do nosso trabalho, onde tudo se fundamenta – revela o ator.
Pedro Vasconcelos
Começou a carreira como ator ainda na adolescência na novela Top Model (1989), na TV Globo. Na sequência, tornou-se figura marcante em várias produções da emissora, como Riacho Doce (1990), Vamp (1991), Fera Ferida (1993), A Próxima Vítima (1995) e Malhação (protagonista na temporada de 1997). Passou a se dedicar à direção a partir dos anos 2000, colecionando uma galeria de grandes sucessos, como Sítio do Picapau Amarelo, Alma Gêmea (2005), A Favorita (2008), Paraíso (2009), Escrito nas Estrelas (2010), Morde & Assopra (2011), Amor Eterno Amor (2012), A Teia (2014), Império (2014), Além do Tempo (2015), A Força do Querer (2017) e Espelho da Vida (2018). Além dos projetos na TV, também fez trabalhos como ator e diretor no cinema e no teatro, conquistando o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Espetáculo e Direção com “Dona Flor e seus Dois Maridos”.
Marcelo Faria
Ator e produtor. Entre novelas, filmes e peças de teatro, coleciona mais de 40 trabalhos. Desde 1993, também está à frente da sua produtora, a FV Produções Artísticas, ao lado do amigo diretor Pedro Vasconcelos. De lá para cá, foram mais de 10 espetáculos produzidos, levando mais de 1 milhão de espectadores para o teatro, além do longa-metragem “Dona Flor e seus Dois Maridos”. O ator também se consolida como um grande produtor cultural no mercado brasileiro.
Sobre a Brasilcap
Desde 1995, a Brasilcap já distribuiu mais de R$ 2,5 bilhões em prêmios, que abrangem aproximadamente 700 mil títulos contemplados. Atualmente, a Companhia conta com mais de 2,5 milhões de clientes e um portfólio diferenciado de soluções de capitalização. Como referência de mercado, a Brasilcap entende que é seu papel transformar a realidade da sociedade. Por isso, a Companhia incentiva projetos socioambientais, educacionais e esportivos, e de desenvolvimento, divulgação e preservação da cultura brasileira, tanto por meio das leis de incentivo como de forma direta.
Ficha técnica:
Autoria – Walcyr Carrasco
Direção e adaptação – Pedro Vasconcelos
Direção de Produção – Marcelo Faria
Elenco – Isabella Santoni (Catarina), Dudu Azevedo (Petruchio), João Camargo (Batista), Catarina de Carvalho (Bianca Batista), Rosana Dias (Mimosa), Marcello Gonçalves (como Seu Calixto), Carlos Félix (como Seu Etevaldo Praxedes, o cobrador) e John Garita (como Venceslau Torres)
Assistente de direção: Marcello Gonçalves
Produção Executiva – Renata Costa Pereira
Cenografia e Figurino – Ronald Teixeira
Desenho luz – Luciano Xavier
Iluminação e som – Leonardo Diniz
Visagismo – Fabiola Gomez
Trilha Sonora – Bruno Marques
Pianista convidada: Cleo Boechat
Fotografia – Rodrigo Lopes
Assessoria de imprensa – Carlos Pinho
Serviço:
Temporada: de 06 de setembro a 27 de outubro
Local: Teatro Prio – Jockey Club Brasileiro – Av. Bartolomeu Mitre, 1110 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ
Sessões: sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h
Ingressos: R$ 120,00 (inteira) // R$ 60,00 (meia-entrada)
Vendas e mais informações: https://bileto.sympla.com.br/event/97424/d/273611/s/1868494
Duração: 110 min
Gênero: comédia
Classificação: livre
Rede social: https://www.instagram.com/ocravoearosaumespetaculo/
Ciência
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Cultura
Lançamento do livro “Mentes Milionárias: O Segredo dos Empreendedores de Sucesso” obra de autoria de Sophia Martins
Na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, será realizado em São Paulo, no Shopping JK Iguatemi, o lançamento do livro “Mentes Milionárias: O Segredo dos Empreendedores de Sucesso” na Livraria da Vila. O evento contará com a presença da imprensa, personalidades e renomados empresários.
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Empreendedores de Sucesso “Além disso, ela é criadora de conteúdo digital e compartilha dicas valiosas sobre vendas, gestão de pessoas e
atendimento de luxo, ajudando profissionais a aprimorar suas habilidades e alcançar o sucesso.
29 de Agosto – Às 18H00 – LIVRARIA DA VILA
Shopping JK Iguatemi – AV. Juscelino Kubitschek
Nº 2041, Loja 335/336 – PISO 2 – Itaim Bibi – São Paulo – SP