Cinema
8 filmes de princesas mais populares entre as crianças
Desde os primeiros filmes de princesas lançados pela Disney, as personagens fazem grande sucesso com o público infantil. Esses filmes trabalham a imaginação, o lúdico e são grandes fontes de inspiração para as crianças desde pequenas.
Por conta do seu sucesso, os filmes não se tornam apenas simples longas – mas sim, referências e inspirações para diversos outros locais, como tema de festas, brinquedos, material escolar e até mesmo brincadeiras criadas pelas próprias crianças. Afinal, quem nunca quis ser uma princesa?
Os longas das princesas fazem parte da infância e ajudam a estimular a imaginação. Uma maneira de fazer isso é assisti-los em família e depois promover uma conversa sobre o filme, abordando os temas, os personagens favoritos e como eles se sentiram diante do filme.
Para te ajudar a escolher os melhores filmes, preparamos uma lista dos favoritos dos pequenos. Confira abaixo!
Frozen (2013)
Lançado em 2013, o filme Frozen — Uma Aventura Congelante está sempre no topo dos filmes de princesas escolhidos pelas crianças.
A história gira em torno de duas irmãs, Elsa e Anna, na qual Elsa possui um poder especial de manipular o gelo, o que sempre garantiu boas brincadeiras e diversão entre ambas.
Porém, em um acidente, Elsa acaba atingindo Anna, que precisa ser ressuscitada por um Troll. A partir daí, Elsa permanece por anos isolada em seu quarto, aprendendo a controlar e esconder seu poder.
A história tem sua reviravolta após o falecimento do rei e da rainha de Arendelle, quando Elsa precisa sair e se apresentar para o vilarejo como a nova rainha. Anna estava muito ansiosa por esse dia, para reencontrar sua irmã e abrir as portas do castelo para todos.
Mas, nem tudo sai como o planejado e Elsa revela seu poder para todos, levando a cidade de Arendelle a um inverno eterno. A partir daí ocorrem diversas reviravoltas, mas a moral da história desse filme é linda, pois fala sobre amor verdadeiro. É um ótimo filme para assistir em família.
Inclusive, o sucesso é tão grande, que você encontra uma ampla linha de brinquedos da franquia Frozen, com bonecas, playsets, blocos de montar, fantasias, e muito mais. Ideais para as crianças brincar e estimular novos aprendizados sobre a temática.
Valente (2012)
A missão da vida da Merida é se tornar uma rainha exemplar, assim como sua mãe. Porém, desde criança, a menina apresenta traços “rebeldes”, como gostar de cavalgar e praticar tiro ao arco, atitudes bem diferentes daquelas que a mãe esperava que ela tivesse.
Tomada pelo desespero de ter que arrumar um marido e se tornar rainha, Merida age por impulso e coloca todo seu reino em risco.
Nesse momento, ela precisa colocar seus dons em prática, lutando contra as forças da natureza e de uma maldição para salvar a vida de todos. Além de superar os desafios, Merida precisa se reconciliar com sua mãe.
Valente é um filme com nuances “girl power”, com uma temática linda sobre meninas poderem ser e fazer o que quiserem. É uma excelente fonte de inspiração para nossas meninas guerreiras.
Enrolados (2010)
Divertido e engraçado, Enrolados também é um dos filmes que prende a atenção das crianças por horas. A protagonista do filme, Rapunzel, vive isolada em uma torre com seus enormes cabelos por conta de sua mãe. A jovem espera ansiosamente seu aniversário de 18 anos, para sair de seu confinamento e ver as luzes da cidade.
Flynn também é um jovem, porém é considerado o bandido mais procurado do reino e um dia, durante uma fuga, se esconde, justamente, na torre de Rapunzel. Juntos, eles fazem um acordo e traçam um plano para que a jovem saia da torre.
Esse filme traz diversos ensinamentos e reflexões para pessoas de todas as idades. A animação diz muito sobre não desistir de seus sonhos e lutar para que eles se tornem realidade. E para estimular ainda mais o aprendizado, você encontra brinquedos relacionados a franquia para as crianças brincarem e se divertirem.
A Princesa e o Sapo (2009)
O sonho da jovem Tiana é ter um restaurante e, para torná-lo realidade, ela trabalha em dois turnos em seu emprego para conseguir juntar dinheiro.
Um dia, ela recebe uma proposta para ajudar uma amiga em um evento e, por conta de um mal-entendido, conhece um sapo, que jura ser um príncipe.
Então, o sapo pede que Tiana o beije para que ele possa virar humano e garante que, caso ela faça esse favor, conseguirá o dinheiro que falta para o restaurante. Porém, ao beijar o sapo, quem se transforma no animal é a jovem Tiana.
O filme é lindo e arranca lágrimas até mesmo dos adultos. Ele ensina às meninas a lutar pelos seus sonhos, a ter foco e objetivo, além de não desistirem antes de alcançá-los.
A Bela e a Fera (2017)
Um verdadeiro clássico entre os filmes de princesas, A Bela e a Fera é aclamado há muitos anos. Bela é uma menina sonhadora, gentil e culta, que gosta de ler. É vista aos olhos do vilarejo onde vive como uma menina estranha. Até que um dia, seu pai é capturado por uma fera e Bela luta para encontrá-lo.
A jovem faz uma proposta para a fera: ficar no lugar do seu pai, e essa troca é aceita. Com o passar do tempo, Bela vê que a fera é muito mais do que apenas um bicho e consegue encontrar humanidade em seu interior.
O tempo passa e o amor entre os dois cresce, o que era necessário para quebrar o feitiço da fera. Assim, os dois se casam, o feitiço se quebra e eles vivem felizes.
Esse filme fala muito sobre aparência e enxergar o interior das pessoas, mas principalmente sobre não julgar. Com uma enxurrada de ensinamentos muito importantes para os pequenos.
Essa franquia contém diversos brinquedos e colecionáveis para os fãs de todas as idades, que vale a pena conhecer. Aproveite que são ótimas ferramentas para ajudar as crianças a reforçar os aprendizados sobre o filme.
Moana (2016)
Outro grande sucesso entre as crianças é o filme Moana — Um Mar de Aventuras, lançado em 2016. A trama gira em torno de Moana, filha do chefe da ilha em que vive. A jovem é enérgica e está sempre em movimento. Porém, ela descobre uma profecia que ameaça a ilha de Motunui.
Com isso, ela embarca em um verdadeiro mar de aventuras com seu amigo Maui e juntos precisam superar obstáculos para alcançar seu objetivo: devolver o coração da deusa Te Fiti e quebrar a profecia, salvando a ilha.
Moana é uma personagem inspiradora, pois é retratada como uma jovem independente, forte, que luta pelos seus objetivos. Ela vem em uma nova “leva” de princesas, representando cada vez mais a força do feminino, sem estar associada a um amor por um homem.
Raya e o Último Dragão (2021)
Em uma terra mágica onde humanos convivem de maneira harmoniosa com dragões, vive a jovem Raya. Porém, durante uma batalha, os dragões se sacrificam para salvar os humanos de um terrível mal.
Muitos anos depois, Raya sai em uma busca solitária pelo último dragão, capaz de devolver a harmonia e a natureza do local. Nessa jornada, Raya conhece outros personagens e juntos eles descobrem que o trabalho em equipe é fundamental para alcançarem seu objetivo.
Cinderela (1950)
É impossível falar em filmes de princesas e não mencionar o clássico Cinderela. Inclusive, a linha de brinquedos é bem ampla graças ao sucesso de gerações.
Após a morte do pai, Cinderela vira empregada na própria casa e precisa trabalhar exaustivamente para atender todas as necessidades e caprichos de sua madrasta e irmãs.
Até que em uma de suas escapadas para a floresta, ela conhece um jovem e se encanta por ele, mesmo sem saber quem era. A partir daí a história tem diversas reviravoltas, onde ela recebe ajuda de uma fada madrinha para conseguir ir ao baile e dançar com o príncipe.
Para ir embora antes que acabasse o feitiço, ela perdeu o sapato e o príncipe decidiu encontrar a dona dele e experimentou o sapato nos pés de todas as jovens do vilarejo. Cinderela é um clássico das produções sobre princesas, que continua encantando gerações há muitas décadas.
Não há nada melhor do que uma tarde de filmes em companhia das crianças. São filmes inesquecíveis, que vão proporcionar momentos de lazer, risadas e aprendizados em família. Gostou dos filmes de princesas que selecionamos? Então compartilhe esse artigo com seus amigos!
Cinema
‘O Tarô da Morte’ ganha trailer ao som de ‘Escrito Nas Estrelas’, hit de Tetê Espíndola
Tetê Espíndola cantava nos anos 1980 que o acaso estava bem marcado em cartas de tarô. Agora, a artista está de volta para anunciar que o destino anunciado pelo baralho pode ser bem assustador. ‘O Tarô da Morte’, terror distribuído pela Sony Pictures, estreia nos cinemas de todo o Brasil em 16 de maio trazendo previsões macabras que tornam realidade de um jeito bem sinistro.
Na trama, um grupo de amigos se junta para curtir um final de semana tranquilo, mas um jogo de cartas transforma toda a diversão em uma verdadeira desgraça. Após uma leitura de tarô, eles libertam uma entidade maligna presa no baralho e, um a um, vão encarar seus destinos em uma luta contra a morte.
Em ‘O Tarô da Morte’, a dupla de roteiristas e diretores Anna Halberg e Spenser Cohen (‘Blink’ de 2022) dão vida ao baralho de adivinhação de maneiras aterrorizantes. “Existe algo intrinsecamente assustador sobre cartas e leituras de tarô. Por um lado, é uma forma de conhecer mais sobre nós mesmos, mas saber o que nos aguarda no futuro, bom ou ruim, influencia nas decisões que tomamos”, diz Halberg.
Juntos, os cineastas buscaram fazer um filme que cativasse o público nos cinemas. “Terror é uma experiência para assistir acompanhado”, ela diz. “É assustador e divertido estar em um lugar escuro, com um grupo de rostos conhecidos e estranhos, prestes a embarcar em uma montanha-russa emocional”. Cohen acrescenta: “É como ir a uma casa com fama de ser assombrada com seus amigos. Projetamos essa experiência para a tela grande”.
Escrito e dirigido pela dupla Cohen e Halberg, ‘O Tarô da Morte’ é estrelado por Harriet Slater, Adain Bradley, Avantika e Jacob Batalon. O terror tem produção de Leslie Morgenstein, Elysa Koplovitz Dutton e Scott Glassgold.
Sinopse
Quando um grupo de amigos irresponsavelmente viola a regra sagrada da leitura de tarô, a de nunca usar o deque de outra pessoa, eles libertam um mal inominável que estava preso nas cartas. Um por um, eles encaram seu destino e acabam em uma corrida contra a morte para escapar do futuro previsto para eles nas cartas.
Ficha Técnica
Escrito e dirigido por: Spenser Cohen & Anna Halberg
Produzido por: Leslie Morgenstein, Elysa Koplovitz Dutton, Scott Glassgold
Produtores Executivos: Andrew Pfeffer, Scott Strauss, Anna Halberg, Spenser Cohen
Elenco:Harriet Slater, Adain Bradley, Avantika e Jacob Batalon
Brasil
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo
Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.
Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.
Em que situações é decretado o estado de sítio?
O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:
Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.
Celebridades
“A Grande Conquista 2”: conheça Heitor Ximenes, um dos grandes destaque da edição
O digital influencer Heitor Ximenes celebra o ano de 2024 repleto de conquistas e diversos projetos a serem concretizados, um deles o convite para o reality “A Grande Conquista” na Record Tv.
Atualmente, o seu perfil no Instagram apresenta uma novidade chamada de “Hora do Ximenes”, um programa de entrevistas descontraídas com cantores, influencers e celebridades. Um dos convidados de destaque foi o Tarcisio do Acordeon, que fez muito sucesso.
A RECORD estreiou nesta segunda-feira (22) a segunda temporada de A Grande Conquista. O reality apresentado por Rachel Sheherazade confina 100 participantes em uma vila, que disputam o prêmio de R$ 1 milhão.